A Comissão Política Concelhia do PS de Ansião reafirmou, durante as Jornadas Autárquicas do partido, o “empenho na construção de um modelo de desenvolvimento” assente na sustentabilidade, demografia e inovação. Para os Socialistas estes são os “eixos estruturantes e fundamentais” para “desenvolver um território coeso, qualificado, diferenciado e conectado”.
“Este é o momento de exprimir de forma clara o nosso empenho na construção de um modelo de desenvolvimento, portador de uma verdadeira ambição para o concelho, em direcção a uma economia descarbonizada e a uma sociedade sustentável assente no conhecimento, na inovação e na qualificação das pessoas”, destaca a concelhia do PS, defendendo que para isso “é fundamental o melhor aproveitamento do próximo quadro comunitário de apoio”, mas também “garantir o envolvimento da população, das instituições e associações”.
Todavia, apesar de considerar “crucial” o combate às alterações climáticas, a valorização dos recursos e a sustentabilidade da água e da floresta, a secção do PS não descura o desenvolvimento assente “na sua posição estratégica, no seu parque industrial, bem como nas correntes migratórias e da diáspora”.
Este “modelo de desenvolvimento” vai de encontro aos principais eixos estratégicos que a autarquia tem seguido desde 2017, que se “basearam na proximidade, coesão territorial, qualidade de vida e desenvolvimento”.
Neste sentido, ao nível da saúde foram criadas “diversas parcerias que permitiram melhores condições nos pólos de saúde existentes”, salienta uma nota da Comissão Política Concelhia, adiantando que na educação investiram-se cerca de 200.000 euros na melhoria do parque escolar do concelho.
Já no que toca ao ambiente destacam “a melhoria da rede abastecimento e a monitorização da qualidade da água”, bem como o alargamento da rede de saneamento de Chão de Couce e a constituição da Empresa Intermunicipal do Pinhal Interior (APIN). Ainda nesta área merece destaque o Plano de Acção e Mobilidade Sustentável, que se encontra em fase de projecto e contribuirá para a criação de melhores acessibilidades e para mitigar a poluição.
De realçar é também o projecto de ampliação do Parque Empresarial do Camporês, cujas obras no valor de dois milhões de euros iniciarão brevemente.
Nestes dois anos de mandato, o executivo liderado pelo Socialista António José Domingues implementou ainda as faixas de gestão de combustível, num investimento a rondar os 200.000 euros, fez uma “forte aposta na cultura” e reforçou a política de proximidade com os munícipes.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM