17 de Setembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Porto de Mós: Barrenta acolhe 18.º Encontro de Tocadores de Concertina

25 de Setembro 2019

Quando se fala em Barrenta e concertina é sinónimo de festa. Pelo 18.º ano consecutivo, a aldeia da Barrenta, no concelho de Porto de Mós, acolhe o Encontro Nacional de Tocadores de Concertina.

O pequeno lugar, na União das Freguesia de Alvados e Alcaria, conta com menos de quatro dezenas de habitantes, mas no próximo dia 28 de Setembro conta receber mais de meio milhar de tocadores de concertina.

A iniciativa faz parte da agenda de muitos amantes da cultura tradicional portuguesa, sobretudo oriundos da zona norte, e em 2018 teve a participação de 550 tocadores, muitos executantes de cantares ao desafio, e milhares de visitantes. “Este ano, abaixo disso não será. Todos os anos tem crescido”, refere Ricardo Pereira, um dos responsáveis da organização.

O encontro de 2019 pretende assim dar continuidade aos encontros anteriores e cimentar o evento como um dos maiores encontros de tocadores de concertina do país.

Ricardo Pereira recorda ainda a primeira edição e do cepticismo com que foi recebido o anúncio de que 40 tocadores iam à Barrenta. “Dizia-se que era impossível, que no país não havia 40 concertinas”.

O primeiro encontro foi em 2001, com o objectivo de poder “dar vida” a uma exígua aldeia condenada ao esquecimento se nada fosse feito para ter alguma visibilidade.

Por esta altura, na terra são mobilizados meios e infra-estruturas para responder às necessidades, e proporcionar assim um momento de convívio a quem por ali passa. Para isso, a organização conta com o apoio e a parceria de várias entidades, mobilizando uma centena de voluntários para auxiliar na realização.

Sem par no país, o Encontro de Tocadores combina música, paisagem e gastronomia. “Não há nenhum igual. Há as romarias do Minho, mas aqui é mesmo e só um encontro de concertinas. Lá não. Não nos queremos por num patamar acima de ninguém, mas é o que é. Não dá para negar”, frisa.

O sucesso não se restringe à fama e ao dia de festa. Três anos após o lançamento do Encontro de Tocadores da Barrenta nasceu uma escola. “Fomos evoluindo e depois criámos um grupo”, diz o organizador, que é também professor. No Grupo de Concertinas da Barrenta estão 16 elementos – “dez abaixo dos 35 anos” – e a escola tem 60 inscritos, também com uma extensão em Gracieira (Óbidos), onde Ricardo Pereira ensina outros 30 alunos.

No dia 28 de Setembro, a Barrenta acolhe os tocadores de concertina e restante público a partir 12h00, numa iniciativa com entrada gratuita.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM