13 de Dezembro de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: BioARTES mostra este fim-de-semana cultura, ecologia e tradição

10 de Setembro 2019

O Largo do Cardal, em Pombal, volta a ser palco de uma mostra de artesãos e produtos locais, num evento que agrega cultura, ecologia e tradição. Trata-se da segunda edição do BioARTES, que se realiza no próximo fim-de-semana (14 e 15) e promete trazer para o centro da cidade um conjunto de actividades de animação e produtos. O programa inclui tunas académicas, um encontro de ranchos folclóricos, um concerto no coreto, yoga para crianças, babywearing e muitas novidades.

O BioARTES é um projecto comunitário, que nasceu de uma parceria da Junta de Freguesia de Pombal com a ADAP – Associação de Artesãos de Pombal, à qual se juntaram vários parceiros, entre as quais se destacam o Município de Pombal, a Cooperativa Agrícola de Pombal, a Caixa Agrícola, o Inatel, a Musicool, a CERCIPOM, a ADEPES, os escuteiros, a APEPI, os projectos Mamã Natureza e Mamã Plena, os Ranchos Folclóricos, assim como outras instituições.

“Esta é uma iniciativa original, que relaciona os conceitos de cultura, ecologia e tradição, e na sua segunda edição contará com vários pontos de interesse”, refere uma nota da Junta de Freguesia de Pombal, salientando que o evento “conta com muitos e diversos focos de atracção”, que visam “despertar a atenção e mobilizar a população” através de um conjunto actividades e produtos.

Assim, durante dois dias, a cidade de Pombal é palco de “um Laboratório das Artes, com uma mostra de diários gráficos e desenvolvimento criativo, bem como um workshop Urban Sketching, que desafia os participantes a iniciarem-se no desenho de monumentos históricos”.

No decurso deste certame será promovida uma pequena quinta pedagógica com animais domésticos, a oficina “Ecologia em Acção” para realização de jardins verticais, o projecto “mãos à horta” e outras actividades de relação com a natureza, como “aprender com as minhocas”, “conhecer as plantas” e “o que contam as abelhas”, compostagem ou reciclagem.

No período da tarde de domingo (15), a população poderá andar de charrete, num verdadeiro e saudoso “Cardal acima, Cardal abaixo”.

Sendo este um evento intergeracional e de envolvimento das famílias, será dinamizado o Mercado de Trocas Infantil na tarde de sábado (14) e diversas actividades, nomeadamente simultânea de Xadrez, xadrez gigante, jogos tradicionais, pinturas faciais, sessões de “Babywearing” e Dança Embalaiê “Aprenda a carregar o seu bebé”, sessões de yoga e dança para crianças, entre outras iniciativas.

“No que respeita à animação, será dado destaque à nossa tradição, com o desfile da Marcha Popular do Município de Pombal, a actuação do grupo de música tradicional “Amigos do Cavaquinho”, a actuação dos alunos da Musicool e o “Concerto no Coreto” com a Filarmónica Vermoilense, no sábado à tarde, numa parceria com o INATEL”, destaca a mesma nota.

Na noite de sábado, realiza-se uma animada folia académica coma actuação de várias tunas da região centro, numa parceria com a ADEPES – Associação de Estudantes Pombalenses no Ensino Superior.

O BioARTES terminará com chave de ouro, no domingo à tarde, com o 2º Encontro Folclórico da Freguesia de Pombal, no qual participarão os Ranchos Folclóricos da Charneca, Guístola, Pinheirinho e Pombal.

“A expectativa é que esta multiplicidade de actividades, a decorrer no Jardim do Cardal ao longo de sábado e domingo, consigam atrair o maior interesse da população e visitantes, bem como contribuir para promover o que é feito em Pombal”, conclui a Junta de Freguesia.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com