O final do mês de Setembro é sinónimo de animação em Penela com as anuais Festas de S. Miguel, que integram, como habitualmente, a mostra de actividades económicas Fagrip e a centenária Feira das Nozes.
Entre os dias 26 e 29 cumpre-se a tradição. “O S. Miguel é um momento importante de reunião da família penelense e também de promoção do bom que temos e do bom que fazemos”, salienta Luís Matias, presidente da Câmara Municipal, autarquia que dinamiza os festejos em parceria com outras entidades locais, entre elas o Núcleo Empresarial de Penela.
A Fagrip, mostrando o potencial agrícola, comercial e industrial do concelho; os produtos endógenos, com destaque inevitável para as nozes; a gastronomia, bem como as celebrações do Dia do Município são referências de um programa “feito cada vez mais com as dinâmicas culturais do nosso concelho, o que muito nos orgulha”, frisa o autarca.
“Tem havido uma qualificação dos nossos artistas, do talento e dos espectáculos que temos criado, e por isso, além do cartaz de artistas que é habitual em todas as festas, vamos ter alguns espectáculos excepcionais que são produzidos em Penela, com pessoas de cá, e que são o palco do bom que se faz na área da cultura no concelho”, enfatiza Luís Matias.
O executivo continua a recusar “entrar em loucuras” na contratação de artistas nacionais, estabelecendo antes prioridades e apresentando “um evento e um cartaz que nos orgulha”. “Com o volume de investimento que temos e com o conjunto de obra que temos para executar, não deve ser uma prioridade apostar na animação, porque, no fundo, é de animação que se trata”, insiste o presidente da Câmara, considerando que tal “não é um factor de desenvolvimento ou de afirmação territorial”, antes uma “fonte de despesismo”.
Sobre a Fagrip, “um espaço para afirmar a nossa pujança no sector empresarial”, o autarca defende que as empresas locais “deviam aderir mais”. “As empresas reconhecem que nalguns sectores de actividade a sua presença é só para emprestar alguma notoriedade à própria feira e que pouco lhe acrescenta do ponto de vista do mercado”, refere.
A feira decorre no Parque das Águas Romanas e na envolvente ao pavilhão multiusos, condicionada no seu crescimento pelas limitações do espaço. “A orografia não permite crescer em área, resta-nos fazê-lo em qualidade e no número de visitantes”, preconiza Luís Matias.
Os festejos têm início na quinta-feira (26), com a Noite das Associações “Penela EmCanta” e prosseguem no dia seguinte (27), assinalando o Dia Mundial do Turismo e as Jornadas Europeias do Património. A Fagrip abre portas pelas 19h00, e a noite trará o desfile de moda Penela Fashion 2019. No sábado (28), destaque, à tarde, para o torneio de futebol de veteranos e, à noite, para mais um Raid TT S. Miguel e para o concerto dos Anjos.
No domingo (29), manhã cedo, pelas artérias de Penela milhares de quilos de nozes serão transaccionados na ancestral feira, “uma plataforma de comercialização de frutos secos muito interessante, com comerciantes de todo o país, que continua a fazer parte do encanto que temos da nossa identidade mais local”.
Também na manhã do mesmo dia, o último das festas e feriado municipal, decorre a sessão solene comemorativa da data.
A cerimónia do Dia do Município terá como ponto alto a entrega de medalhas de mérito, atribuídas de forma “escrupulosa e muito criteriosa”. “Não vemos a atribuição de medalhas honoríficas do concelho como um leilão, nem uma venda ambulante de condecorações. Atribuímos sempre um número muito limitado de medalhas, porque achamos que deve ser maior a honra para o Município do que para a pessoa agraciada”, sustenta o edil, sem adiantar o(s) homenageado(s) deste ano.
Pela tarde, há festival de folclore, e à noite, espectáculo de Stand Up Comedy, com Francisco Menezes, e baile com o conjunto Só Ritmo.
Luís Matias mantém a expectativa “de que muita gente nos visite e perceba o que é a dinâmica e o que tem sido o crescimento do concelho nas suas várias vertentes”. “O S. Miguel é apenas a expressão do que é um território que está em franco crescimento, a desenvolver-se em todos os níveis, e que tem no seu seio um conjunto de associações, IPSS, grupos, clubes desportivos e recreativos com muita dinâmica e que têm feito um trabalho meritório na nossa região”, sublinha.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM