Agudiza-se a situação na Unidade de Saúde Familiar (USF) de Condeixa, com a falta de assistentes técnicos (secretariado clínico) a levar a repetidos encerramentos do balcão de atendimento, o que impossibilita a marcação de consultas.
Cenário que se mantém esta semana, de acordo com informação disponibilizada por aquela a unidade. “A USF Condeixa neste momento não dispõe de secretariado clínico, pelo que o Balcão de Atendimento ao público estará encerrado durante a semana de 16 a 20 de Setembro”, informa uma publicação na página de Internet, aconselhando os utentes “em caso de doença aguda” a dirigirem-se “imediatamente a um serviço de urgência hospitalar”.
O “défice de recursos humanos” deve-se a situações de baixa médica e aposentação no quadro das quatro assistentes da USF.
Recorde-se que em Junho passado a mesma falta de pessoal obrigou ao encerramento durante uma semana do atendimento aos utentes, impossibilitando a realização de consultas de doença aguda e permitindo apenas a concretização das consultas previamente marcadas.
Em Agosto, nova perturbação. “Com o período de férias a situação agravou-se de um modo drástico e neste período só temos uma assistente técnica”, deu conta, na altura, o coordenador daquela USF, Fernando Pais e Pinto, num “esclarecimento” aos utentes, afixado junto à área de atendimento.
Para minorar o problema, a USF tem contado com o apoio de assistentes técnicas externas, nomeadamente da USF Fernando Namora, a funcionar no mesmo centro de saúde, e a Administração Regional de Saúde do Centro anunciou, na última semana do mês passado, a disponibilidade de técnicos de Soure, para em regime de colaboração atenuar o cenário. Em vão.
O atendimento na USF Condeixa deveria funcionar entre as 8h00 e as 20h00.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM