As piscinas municipais cobertas de Condeixa reabriam ontem ao público após quase um ano de interregno, motivado pela destruição que sofreram aquando da passagem da tempestade “Leslie”, em Outubro do ano passado.
O grau de destruição, sobretudo ao nível da cobertura, forçou a um investimento de cerca de 600.000 euros na sua reparação. “Fizemos um esforço financeiro forte para podermos ter as piscinas cobertas pronta a 1 de Setembro. Gastámos 600.000 euros, o que representa um valor pesado para o orçamento da Câmara Municipal”, salienta o autarca Nuno Moita, recordando que “o seguro cobriu cerca de 50% do prejuízo e tivemos de adiantar 300.000 euros do nosso orçamento, a aguardar pela verba do Fundo de Emergência Municipal, que ainda não chegou mas que representará 60% desse montante”.
“O esforço financeiro que fizemos obrigou a deixar de lado outras opções que tínhamos orçamentadas e que tiveram de ser descontinuadas, porque era fundamental avançar com a reparação de um equipamento muito importante para Condeixa, com uma enorme utilização por parte dos munícipes”, frisa Nuno Moita, “orgulhoso” por o “devolver aos condeixenses”.
Com a reabertura surge também um novo modelo de gestão, agora a cargo do Condeixa Aqua Clube, única colectividade do concelho dedicada à natação.
Questões processuais, alheias à autarquia, levaram o tribunal a anular o concurso público internacional para a gestão do equipamento e a edilidade optou por estabelecer um protocolo com o referido clube, que assim ficará, pelo menos provisoriamente, encarregue da administração do espaço.
“O protocolo para este projecto-piloto é de seis meses e vamos ver como vai correr. Só após esse período é que pensaremos se vale a pena lançar um outro concurso ou mantemos este modo modelo de gestão”, adianta Nuno Moita ao TERRAS DE SICÓ.
Refira-se que as piscinas exteriores, menos afectadas pelo temporal, estão em funcionamento desde o início da época estival.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM