17 de Setembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: Nova administrativa deve chegar amanhã à USF, revela autarquia

17 de Setembro 2019

A chegada de uma nova assistente técnica já amanhã pode ajudar a minorar a situação vivida nos últimos meses na Unidade de Saúde Familiar de Condeixa, a braços com a falta de recursos humanos na área do secretariado clínico. Fonte oficial da Câmara Municipal de Condeixa assegurou ao TERRAS DE SICÓ que a funcionária chegará amanhã, “após contactos do presidente” Nuno Moita.

A informação surge depois do anúncio de mais uma semana de balcão de atendimento encerrado e de um comunicado à população da equipa daquela unidade.

Na nota divulgada ontem são explicadas as razões que desde Junho passado têm levado a perturbações no serviço, relacionadas com a falta de assistentes técnicas, devido a situações de aposentação e doença, agravadas por ser um período de férias.

“O Director Executivo do Agrupamento dos Centros de Saúde do Baixo Mondego tentou colmatar esta grave deficiência deslocando outros assistentes técnicos de outros Centros de Saúde por períodos de 1 a 2 horas por dia. Esta medida não resolveu o problema da USF Condeixa, e perturbou o funcionamento dos outros Centros de Saúde”, refere o comunicado, acrescentando que “a falta de uma solução estruturada dada pelas nossas chefias intermédias levou a que a USF Condeixa pedisse uma reunião urgente com a Administração Regional de Saúde do Centro, uma vez que o Secretariado Clínico havia chegado a um elevado nível de saturação e de ruptura”.

No encontro, os responsáveis pela USF Condeixa foram informados que “irá ser aberto brevemente, concurso público para dois postos de trabalho nos Centros de Saúde da Figueira da Foz e de Condeixa-a-Nova”.

“Se este decorrer dentro da normalidade estes dois profissionais iniciarão a sua actividade no início de 2020. Até lá a USF Condeixa terá de se debater com a falta de recursos humanos, aguardando que medidas urgentes possam restituir alguma normalidade à sua actividade clínica”, realçam, sublinhando que o normal funcionamento da unidade, que deveria ser entre as 8h00 e as 20h00, “se encontra seriamente comprometido”.

 

Comunicado da USF Condeixa

A propósito do encerramento do Balcão de Atendimento da USF Condeixa

No mês de Junho, Agosto e Setembro de 2019 o balcão de atendimento da USF Condeixa teve de encerrar ao público durante vários dias devido à falta de Assistentes Técnicas, tendo a Unidade funcionado com apenas uma Assistente Técnica em balcão de retaguarda de forma a assegurar o funcionamento interno da USF.
Desde então o balcão de atendimento da USF Condeixa deixou de realizar o seu horário habitual de 12 horas por dia (8h às 20 h), tendo passado a abrir por alguns períodos ao longo do dia. Nunca tal situação havia acontecido desde que a USF Condeixa entrou em funcionamento em 2006; de salientar que o secretariado da USF Condeixa atende em média 250 a 300 pessoas diariamente.
A substituição de uma Assistente Técnica que se reformou não foi realizada até hoje, devido à falta de recursos humanos neste Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES Baixo Mondego). As assistentes técnicas restantes tiveram de assegurar durante mais de 1 ano, trabalho acrescido, realizando horas para além do seu horário de trabalho e viram os seus planos de férias alterados e adiados sucessivamente.
No início deste Verão devido a doença, o secretariado Clínico ficou reduzido a 2 Assistentes Técnicas, tornando-se impossível a manutenção do balcão de atendimento 12 horas por dia. O Director Executivo do Agrupamento dos Centros de Saúde do Baixo Mondego (ACES Baixo Mondego) tentou colmatar esta grave deficiência deslocando outros assistentes técnicos de outros Centros de Saúde por períodos de 1 a 2 horas por dia. Esta medida não resolveu o problema da USF Condeixa, e perturbou o funcionamento dos outros Centros de Saúde.
A falta de uma solução estruturada dada pelas nossas chefias intermédias levou a que a USF Condeixa pedisse uma reunião urgente com a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), uma vez que o Secretariado Clínico havia chegado a um elevado nível de saturação e de ruptura. Fomos informados que irá ser aberto brevemente, concurso público para dois postos de trabalho nos Centros de Saúde da Figueira da Foz e de Condeixa-a-Nova. Se este decorrer dentro da normalidade estes dois profissionais iniciarão a sua actividade no início de 2020. Ate lá a USF Condeixa terá de se debater com a falta de recursos humanos, aguardando que medidas urgentes possam restituir alguma normalidade à sua actividade clínica.
A USF Condeixa solicitou que o ACES Baixo Mondego e a ARSC explicassem publicamente à população de Condeixa esta situação, o que acreditamos irá ser feito brevemente.
A equipa da USF Condeixa dirige este comunicado à população, para esclarecer que o seu normal funcionamento se encontra seriamente comprometido.
A equipa da USF Condeixa irá à semelhança do que tem feito nos últimos meses, de forma mais pontual, funcionar com o balcão de atendimento encerrado, mantendo o esforço de assegurar a realização de consultas e tratamentos agendados. Salvaguardamos que não podemos garantir durante este período imprevisível, a resposta a situações agudas.

Condeixa, 16 de Setembro de 2019
A equipa da USF Condeixa


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM