Grupos folclóricos e gaiteiros participam no FOLKoimbra, entre sexta-feira e domingo, um festival de música, danças e gastronomia que visa divulgar a cultura popular de Coimbra.
“Nestes três dias, queremos valorizar a expressão de uma cultural ‘futrica’ que também existe em Coimbra”, disse hoje à agência Lusa o director regional do INATEL, Bruno Paixão.
A primeira edição do FOLKoimbra é uma iniciativa conjunta do INATEL e da União das Freguesia de Coimbra, a cujo executivo preside João Francisco Campos.
Geralmente mais associada à vida dos estudantes e da Universidade, fundada pelo rei D. Dinis em 1290, Coimbra é afinal uma cidade de “doutores e futricas”, onde o povo teve sempre as suas colectividades e produziu cultura própria.
Os organizadores querem projectar no futuro o FOLKoimbra como programa “de grande expressão da cultura popular” do concelho, acrescentou Bruno Paixão.
“Temos uma grande expectativa no sucesso desta iniciativa além-fronteiras”, sublinhou.
Nos três dias do festival, na Praça do Comércio, na Baixa de Coimbra, a gastronomia tradicional é apresentada pelos grupos em diversas tasquinhas.
“Vamos trazer um bocadinho de uma tradição que não é apenas dos estudantes. Vai ser um fim de semana muito bem passado”, disse à Lusa, por sua vez, João Francisco Campos.
O autarca salientou que o FOLKoimbra resulta de “uma conjugação de esforços” que também envolve as colectividades e agrupamentos populares.
“Vai ser bom para quem vive em Coimbra e para todos aqueles que nos visitam”, afirmou.
Na sexta-feira, depois da actuação dos gaiteiros Rainha Santa nas ruas da Baixa, a partir das 19:00, o Grupo Folclórico de Coimbra orienta um baile mandado aberto à participação do público, às 22:30.
No sábado, apresentam-se em palco o Grupo Folclórico da Região de Coimbra e o congénere da Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo, às 21h30 e 22h30, respectivamente.
No domingo, os espectáculos começam mais cedo, às 18:30, com o Grupo Folclórico “As Camponesas do Alva”, a que se segue o grupo Sons e Suadelas, às 20:00, para encerrar o festival.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM