Um projecto europeu, coordenado pelo Instituto Pedro Nunes e pela Universidade de Coimbra, vai avaliar gratuitamente o estilo de vida de comunidades do interior do país com dificuldade no acesso à inovação e serviços personalizados de aconselhamento em saúde e bem-estar, percorrendo o território de Sicó entre 4 e 22 de Setembro, foi hoje anunciado.
Coordenado pelo Instituto Pedro Nunes, em parceria com a Universidade de Coimbra e o Centro Médico e Universitário de Groningen (Holanda), o HeaLIQs4Cities (Healthy Lifestyle Innovation Quarters for Cities and Citizens) é um projecto apoiado pela Comissão Europeia e pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) que pretende promover estilos de vida saudáveis, envolvendo cidadãos, universidades, empresas e governos locais da Dinamarca, Espanha, Holanda e Portugal.
Entre 4 e 22 de Setembro, a carrinha Vida+ Móvel vai percorrer as Terras de Sicó, promovendo hábitos de vida saudáveis em zonas isoladas e envelhecidas, numa acção cujo objectivo passa por avaliar o estilo de vida das pessoas e sensibilizar para a importância de um envelhecimento activo e saudável.
A carrinha Vida+ Móvel vai, pela primeira vez, proporcionar um serviço de proximidade na promoção da saúde e prevenção da doença junto de comunidades com uma população mais isolada e idosa. No itinerário da primeira semana, estão incluídas as localidades de Degracias (Soure) a 4 de Setembro; Casais de S. Jorge (Soure) no dia 5, Poios (Pombal) a 6; e Alvaiázere a 7 e 8.
Na segunda semana, o calendário prevê Pombalinho (Soure) no dia 11; Chanca (Penela) a 12; Casmilo (Condeixa) no dia 13; e Penela a 14 e 15. Finalmente, na terceira semana, Podentes (Penela) a 18; Zambujal (Condeixa) no dia 19; Serra de Janeanes (Condeixa) a 20, Redinha (Pombal) no dia 21, e Espinhal (Penela) a 22 de Setembro.
Quem visitar a carrinha Vida+ Móvel começa por responder a um questionário de avaliação do estilo de vida – desenvolvido por uma equipa multidisciplinar da UC – e avaliar gratuitamente alguns parâmetros fisiológicos do corpo, como peso, equilíbrio, pressão arterial, função pulmonar, frequência cardíaca, tempo de reacção e flexibilidade.
Para lá do relatório que cada participante receberá dessa avaliação, será efectuado um acompanhamento personalizado, através de recomendações sobre hábitos saudáveis e estratégias para um envelhecimento mais activo e saudável. A importância de alimentação equilibrada, exercício físico regular, interacção social e saúde mental serão as vertentes exploradas para que o cidadão entenda a importância de diminuir factores de risco associados a doenças cardiovasculares e metabólicas (obesidade, Diabetes, fígado gordo ou hipertensão) e de carácter inflamatório e degenerativo (depressão e demência), que podem ser prevenidas, e até mesmo atenuadas, com a adopção de um bom estilo de vida.
O Vida+ Móvel “é um veículo de comunicação dos centros de produção de conhecimento e de inovação tecnológica com os cidadãos que vivem em comunidades mais isoladas e com dificuldade no acesso à inovação e a serviços personalizados de aconselhamento em saúde e bem-estar”, refere João Malva, coordenador do projecto na UC. “Ao diagnosticar desajustes no estilo de vida, o Vida+ Móvel fornece sinais de alerta e recomendações personalizadas que ajudam os utentes a modificar os seus comportamentos ou sinalizar os seus cuidadores no sentido de os alertar para os sinais de risco”, acrescenta.
Espera-se, ainda, que o Vida+ Móvel contribua para que os cidadãos identifiquem aspectos que gostariam de mudar nas suas localidades para terem uma melhor qualidade de vida.
Na edição de 2018, o projecto HeaLIQs4Cities organizou em Coimbra o evento Praça Vida+. Esta iniciativa foi vencedora do concurso promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, na categoria Conhecimento+ e foi ainda reconhecida pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia como uma das 35 histórias de sucesso do EIT Health em 2018.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM