15 de Setembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

JSD de Alvaiázere defende criação de pólo do IPL no concelho

22 de Agosto 2019

A Juventude Social Democrata (JSD) de Alvaiázere propõe a criação de um pólo do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) no norte do distrito, especializado nas áreas de agricultura, floresta e protecção civil, e defende que o concelho alvaiazerense “tem condições para o receber”.

A Comissão Política Concelhia da JSD de Alvaiázere recomenda a “descentralização de um pólo de ensino/ unidade de investigação do IPL para os territórios do norte do distrito de Leiria” à semelhança daqueles que já existem em Leiria, Caldas da Rainha, Peniche e Marinha Grande, refere uma nota de imprensa, adiantando que o mesmo “deveria ser em Alvaiázere”.

Para aquela estrutura, “as potencialidades de Alvaiázere e a necessidade de as conservar e proteger” justificam a criação desse pólo no concelho, que tem na agricultura “a base económica da região desde de sempre”. Além disso, o território apresenta uma “considerável mancha de floresta, grande parte dela a necessitar de ser reestruturada e ordenada”, cuja necessidade contrasta com “um défice de técnicos especializados nestas temáticas”.

Ora essa dificuldade poderá ser ultrapassada com a “criação de um pólo do IPL no norte do distrito de Leiria” considerado “fundamental” para “muitas destas regiões”, que “são detentoras de um património diferenciador”, o qual “necessita de ser valorizado e investigado com um carácter científico e técnico”. Tal medida poderia contribuir para que “a médio/ longo prazo, não só estas regiões saiam beneficiadas através do seu desenvolvimento, mas também o nosso distrito”, acredita aquela juventude partidária.

Afinal, é notória a “falta de quadros qualificados que consigam resolver e enfrentar” diversas circunstâncias, nomeadamente “as características inerentes aos concelhos do Norte do distrito de Leiria, a realidade que o país enfrenta no que respeita a alterações climáticas, a sobre-exploração dos solos e a existência de incêndios cada vez mais difíceis de combater devido a temperaturas elevadas e a uma floresta desordenada”.

Posto isto, a JSD de Alvaiázere entende que “o IPL deve alargar a sua oferta formativa para áreas como a agricultura, floresta e protecção civil”, permitindo “especializar técnicos” em sectores onde actual oferta é de “expressão reduzida”.

Por outro lado, ao colocar o território como “objecto de avaliação e estudo”, o pólo especializado em agricultura, floresta e protecção civil poderá contribuir para “potenciar a região”, uma vez que abrangeria as áreas que “se enquadram no ADN de Alvaiázere”, as quais se podem assumir como “um complemento ao desenvolvimento de acções pedagógicas integradas no contexto curricular dos cursos” que, por sua vez, seriam “uma referência no panorama do ensino superior distrital e nacional”.

“Assim, apesar de ser um concelho relativamente pequeno, com este pólo descentralizado Alvaiázere pode assumir um papel importante na resolução de alguns problemas de carácter ambiental através de um correcto ordenamento da sua floresta e de uma agricultura sustentável”, conclui a nota da Comissão Política liderada por Rodrigo Joaquim.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM