O município de Condeixa recebeu esta terça-feira um novo veículo preparado para efectuar a recolha de resíduos verdes provenientes de limpezas e manutenção de jardins, anunciou a autarquia.
O novo veiculo ligeiro de mercadorias de caixa aberta com grua e garra para recolha de resíduos verdes foi adquirido no âmbito da candidatura, designada “con(DEIXA)-à-PORTA”, efectuada ao POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos).
Segundo a edilidade, este equipamento vai permitir iniciar um novo serviço de recolha dedicada de resíduos verdes urbanos produzidos pelos munícipes, designadamente os provenientes da limpeza e manutenção dos jardins das habitações unifamiliares e plurifamiliares, nomeadamente aparas, troncos, ramos, relva e ervas.
“Pretende-se desta forma melhorar o serviço prestado aos munícipes e optimizar a gestão dos resíduos no concelho. Será assim possível passar a recolher de forma separada estes bio-resíduos, que actualmente são colocados juntamente com os resíduos indiferenciados, e promover o seu posterior encaminhamento para valorização desviando-os do aterro”, explica o presidente da Câmara, Nuno Moita.
Este investimento, acrescenta o autarca, constitui um “complemento importante” a um outro em curso, “a criação de um parque de resíduos verdes, que surge como uma medida de eficácia para rentabilizar a gestão dos resíduos verdes no município, contribuindo para reduzir a pegada ecológica”.
No novo parque, os resíduos verdes lenhosos serão triturados podendo parte ser incorporados no horto e jardins municipais e o restante encaminhado para tratamento biológico (compostagem), obtendo-se desta forma a valorização destes resíduos e a redução da quantidade de resíduos orgânicos depositados em aterro.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM