O Município de Alvaiázere informa que estão abertas, até ao próximo dia 13 de Setembro, as inscrições para o Alvaiázere Capital do Chícharo – 17.º Festival Gastronómico do Chícharo/ 39.ª FAFIPA. Este certame, que se vai realizar entre os dias 11 e 13 de Outubro, no Parque Multiusos de Alvaiázere, contempla uma mostra económica, bem como várias zonas dedicadas à venda de produtos, artesanato, alimentos e bebidas.
O certame “Alvaiázere Capital do Chícharo”, que resulta da agregação do Festival Gastronómico do Chícharo e da FAFIPA (Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e Artesanato), pretende “a promoção do Concelho de Alvaiázere e da leguminosa ‘chícharo’ nas suas variadíssimas vertentes, bem como a divulgação do património e da actividade económica local”, explica a autarquia.
Assim, no segundo fim-de-semana de Outubro, “Alvaiázere volta a ser palco de fúria cultural em que as exposições, os espectáculos, tasquinhas, mercado de produtos endógenos, artesanato e velharias, as oficinas, o tecido empresarial e a animação de rua surgem entretecidos pelos sabores da gastronomia local em que o chícharo é rei”, realça a edilidade.
Durante os três dias do certame, actividades não vão faltar naquele que é considerado o evento mais importante do concelho. Para isso, e à semelhança dos últimos anos, a Câmara Municipal está a preparar um programa cultural rico e diversificado que inclui exposições, concertos, animação de rua, entre outras actividades.
De referir que o regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no portal do Município de Alvaiázere e as inscrições devem ser efectuadas até 13 de Setembro através do preenchimento e entrega de formulário próprio no Serviço de Atendimento da Câmara Municipal ou na ADECA, ou o seu envio para turismo@cm-alvaiazere.pt ou carla.pinheiro@adeca.pt. A confirmação da participação no evento será dada até 20 de Setembro.
“Nesta edição serão disponibilizados três tipos de expositores”, refere a autarquia, adiantando que a primeira tipologia corresponde às actividades de “venda ou produção na área do mel, queijo, vinho, licores, azeite, pão, doçaria, chícharo, frutos secos, grão, feijão, enchidos, ervas aromáticas, cerveja artesanal, produtos hortícolas, entre outros”. Já a segunda tipologia inclui as actividades económicas de construção civil, limpezas, climatização, recauchutagem, móveis, produtos têxteis e artigos em pele, serviços de formação educacional e profissional, entre outros. Por fim, a terceira tipologia abrange as actividades relacionadas com manufactura e com matéria-prima existente numa determinada região, em pequena oficina ou em habitação própria, entre outros.
“Todos expositores que participem no evento (expositores tipo 1, 2 ou 3) ficam automaticamente inscritos num concurso que visa premiar aqueles cujo espaço se revele mais atractivo”, salienta a edilidade, referindo que será atribuído um prémio no valor de 75 euros para o melhor expositor de cada tipologia.
O Alvaiázere Capital do Chícharo é organizado pelo Município de Alvaiázere em parceria com a ADECA (Associação de Desenvolvimento Integrado do Concelho de Alvaiázere) e a Confraria do Chícharo. De salientar que o certame está de portas abertas na sexta-feira (11 de Outubro) das 19h00 à 01h00, no sábado (12) das 10h00 à 01h00 e no domingo (13) das 10h00 às 00h00.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM