15 de Setembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal vai capacitar instituições para melhorar cuidados às pessoas com demências

9 de Julho 2019

As instituições particulares de solidariedade social (IPSS’s) do concelho de Pombal vão receber formação que visa capacitar os cuidadores para prestarem melhores cuidados às pessoas com demências. Esta formação será ministrada pela Delegação Centro da Associação Alzheimer Portugal, no âmbito do projecto “Pombal Somos +” que é realizado em parceria com a Câmara Municipal, cujo protocolo foi assinado hoje.

“O projecto ‘Pombal Somos +’ tende a integrar todas as acções que possamos fazer para dar competência a todos os cuidadores formais e informais para lidar com o seu doente”, explicou a presidente da direcção da Delegação Centro da Associação Alzheimer Portugal, Isabel Gonçalves, salientando que se trata de “um projecto de intervenção comunitária” que será “desenvolvido em rede”.

O projecto é constituído por uma componente formativa e outra prática, todavia “agora só vamos desenvolver o primeiro eixo”, que consiste em “ministrar workshops e acções formativas direccionadas aos cuidadores”.

Numa segunda fase “teremos uma componente prática direccionada às pessoas com demência”, a qual prevê “melhorar a competência e a qualidade de vida” do doente através de “métodos complementares”, nomeadamente “terapia ocupacional, fisioterapia, psicologia e um programa associado”.

Assim, este projecto pretende “proporcionar o aumento de qualidade de vida não só das pessoas com demências, mas também de todos os que as rodeiam”, realçou Isabel Gonçalves, adiantando que “Pombal Somos +” tem ainda como objectivos “a manutenção das competências da pessoa em todos os domínios e o reforço da informação existente para os cuidadores formais e informais”, de forma a ajudá-los a “prestar os melhores cuidados com menor esforço e desgaste possível”.

Neste sentido, “a população alvo deste projecto são pessoas institucionalizadas em lares, centros de dia ou apoio domiciliário do concelho de Pombal, que tenham diagnóstico de doença de Alzheimer ou qualquer outra demência”, mas também “os cuidadores formais e informais integrados nas IPSS’s do concelho”.

Para o presidente da Câmara Municipal, Diogo Mateus, com este projecto a Alzheimer Portugal reconhece e responde às “dificuldades das famílias e das instituições em terem mais conhecimentos e mais ferramentas que lhes permitam lidar com estas patologias, cuja incidência tem vindo a crescer e se prevê continuar a crescer a um ritmo cada vez mais acelerado”. Por isso, considera o “Pombal Somos +” “um exemplo que espero se replique no concelho, mas também que se possa levar com boas práticas a outros concelhos”.

Por sua vez, a directora do Centro Distrital de Leiria do Instituto da Segurança Social, Maria do Céu Mendes, recordou que a Delegação Centro da Associação Alzheimer Portugal “é a única instituição do distrito que trabalha com esta problemática das demências”, que têm uma “grande prevalência no nosso país”, pelo que “urge tomar medidas para podermos cuidar dos nossos idosos”.

Maria do Céu Mendes destacou ainda “a qualidade das instituições do concelho pelo serviço que prestam à população” e o “excelente trabalho em rede”, do qual “este projecto é um excelente exemplo”. Por isso, apelou às 21 IPSS’s do concelho com resposta social no âmbito dos idosos para que “aproveitem este projecto para capacitar os técnicos que diariamente trabalham nas instituições com conhecimentos para melhorar os cuidados prestados às pessoas com demências”.

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM