16 de Março de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Festas do Bodo garantem seis dias de diversão e devoção

24 de Julho 2019

As míticas Festas do Bodo estão quase a invadir a cidade de Pombal para seis dias de diversão e devoção. Entre 25 e 30 de Julho, as tradições religiosas, os concertos, a animação de rua, os carrocéis, as tascas de comes e bebes, as actividades desportivas e os espectáculos culturais atraem milhares de pessoas. E este ano as festas mais importantes do concelho têm mais um dia com tudo aquilo que o Bodo já habituou o seu público.

Por estes dias, a cidade de Pombal engalana-se para cumprir a tradição secular das Festas do Bodo, que se estendem desde o Jardim do Cardal até ao Largo do Arnado. No ar sente-se o cheiro a farturas e a pipocas. Na rua não faltam as inevitáveis rulotes com bifanas e cachorros preparados na hora. E as habituais barraquinhas de produtos locais, bem característicos da região de Sicó, são atracção ao Jardim do Cardal. Já para quem procura um pouco de adrenalina nada melhor que o Largo da Biblioteca, onde se encontram os divertimentos que convidam a manobras ziguezagueantes ao volante dos carrinhos de choque. Mais um ano, mais uma voltinha pela azáfama das festas mais importantes do concelho onde a religião e o profano andam de “mãos dadas”.

Durante seis dias, o cartaz de espectáculos desperta o interesse do público. As bandas da casa (Toothless Cage, Collapsus, Submarines in the Sky e Issabella) dão início ao ciclo de concertos, actuando na quinta-feira (25), seguindo-se José Cid (sexta-feira, 26), Blaya (sábado, 27), Gabriel O Pensador (domingo, 28), Carolina Deslandes (segunda-feira, 29) e Toy (terça-feira, 30).

Além dos concertos, também o culto da tradição junta os pombalenses e atrai muitos fiéis às cerimónias religiosas e procissões, com destaque para a grandiosa procissão na tarde de domingo pelas ruas da cidade com as insígnias de todas as capelas da paróquia.

Para espreitar, haverá ainda a mostra de produtos locais, a exposição de actividades económicas, actuações de ranchos folclóricos, teatro de rua, espectáculos de dança, o baile da Pérgula, a exposição de cartoons do caricaturista António Antunes, o Bodo dos Pequeninos e DJ’s.

O desporto também faz parte da festa, com destaque para o Rally Alitém, que se apresenta como uma novidade capaz de atrair outro tipo de público. Depois do sucesso do ano passado fora do período das festas, esta prova vem introduzir ao Bodo “um factor novo” trazendo as corridas de carros para o centro da cidade, mas “fora do epicentro das festas”, realça o presidente da Câmara, Diogo Mateus, salientando que “já se sente o movimento na hotelaria e restauração” à boleia do rali.

Em matéria de desporto destaque ainda para a Volta a Portugal em bicicleta que, a 1 de Agosto, passa pelo concelho de Pombal na etapa inaugural, onde estará montada uma meta volante. Apesar da Volta passar após terminar o Bodo, o programa das festas inclui esta actividade no dia 30 de Julho, estendendo-se a animação durante aquela semana.

Além dos carros e das bicicletas, não faltam as tradicionais competições: a Prova do Bodo/Derovo e a Corrida das Farturas.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM