Deputados do PSD questionaram hoje o Ministério da Educação sobre os cortes no número de turmas contratualizadas com o Instituto D. João V (IDJV), na freguesia do Louriçal, concelho de Pombal, alertando para os “impactos negativos” da decisão.
Numa pergunta, a que a agência Lusa teve acesso, os deputados querem saber se o ministro da Educação está “ciente dos impactos negativos que a decisão de redução do número de turmas contratualizadas com o Instituto D. João V terá sobre os alunos e a comunidade do Louriçal”, no distrito de Leiria.
Questionam ainda se o ministro tem conhecimento de que o IDJV “é o único estabelecimento de ensino existente na freguesia do Louriçal que oferece o ensino do 5.º ao 12.º ano de escolaridade”.
Nesse sentido, os deputados pretendem que a tutela reanalise a redução de financiamento do número de turmas autorizados para os anos lectivos de 2019/20 e 2020/21, no âmbito dos contratos de associação.
Lembrando que, no país, se multiplicam “os casos de crianças e jovens obrigados pelo ministério a saírem dos seus concelhos e a frequentem as escolas administrativamente designadas a muitos quilómetros das suas residências por incompreensíveis decisões da tutela de redução do número de turmas”, os deputados afirmam que é o que “se passa em Pombal”.
Segundo os sociais-democratas, a “redução da oferta formativa prevista não dará resposta às necessidades educativas da região, impedindo a continuidade de alunos que actualmente já frequentam esse estabelecimento de ensino e, também, a entrada de novos alunos residentes nas suas proximidades”.
Um grupo de pais de alunos do IDJV manifestou-se à porta da Câmara de Pombal, na última reunião de Assembleia Municipal, tendo os elementos que compõem este órgãos aprovado, por maioria, uma moção para que seja reapreciado o financiamento do número de turmas.
No âmbito dos contratos de associação, o Ministério da Educação vai financiar uma turma do IDJV em cada ciclo (2.º, 3.º e secundário), menos uma nos 2.º e 3.º ciclos em relação ao último acordo.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM