Já estão abertas as inscrições para a Escola de Pastores criada no âmbito do “Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro”, anunciou a Câmara Municipal de Penela. O prazo para inscrições termina a 23 de Agosto.
“O objectivo geral da criação das Escolas de Pastores prende-se com o desenvolvimento de um programa de formação que permita, não só o reforço desta profissão, bem como a promoção da inovação e conhecimento dentro da fileira dos queijos DOP da Região Centro”, refere uma nota da autarquia, adiantando que os destinatários desta iniciativa são jovens em idade activa que pretendam dedicar-se à actividade de produção de leite e/ou queijo com DOP Rabaçal, Serra da Estrela ou Beira Baixa.
Segundo aquela edilidade, “pretende-se pois, que no final do seu curso, o formando adquira a capacidade de produzir da maneira mais optimizada possível, segundo critérios de bem-estar animal, prevenção de riscos ocupacionais, protecção ambiental e segurança alimentar”.
O início da formação está previsto para 23 de Setembro e curso terá a duração de quatro meses, que incluem 410 horas de componente prática e 150 horas de teoria.
De referir que este projecto é co-financiado pelo Centro 2020, assumindo-se como “um importante contributo para a valorização económica da fileira dos queijos DOP da Região Centro”.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM