17 de Novembro de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela: Abertos concursos públicos para criar Complexo Arqueológico no Rabaçal

19 de Julho 2019

O Município de Penela vai lançar dois concursos públicos, de forma sequencial, que visam requalificar a Villa Romana do Rabaçal, transformando-a num Complexo Arqueológico.

“Após vários anos de recolha, estudo e análise de achados arqueológicos na Villa Romana do Rabaçal”, a autarquia entendeu “necessário” o “desenvolvimento de um Complexo Arqueológico de apoio à conservação/preservação, visita, interpretação e exposição do legado presente”, que valorizasse o “elevado interesse patrimonial e cultural do sítio, no que respeita ao período de ocupação romana na Península Ibérica”.

Com esse propósito, assessorada pelo Pelouro da Encomenda do Conselho Directivo Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (CDRN), a Câmara Municipal delineou “uma estratégia de actuação” que visa o “desenvolvimento de dois concursos públicos de concepção para a criação de um Complexo Arqueológico da Villa Romana do Rabaçal”. Os dois concursos complementam-se e serão lançados de forma sequencial, com o objectivo de “adquirir um projecto de requalificação para a Villa Romana do Rabaçal”.

Assim, num primeiro momento será lançado o concurso público de concepção, “não seguido de ajuste directo, a fim de assegurar a selecção de trabalhos de qualidade ao nível de programa base”.

Segue-se uma “exposição pública dos trabalhos” que servirá de “mote para um conjunto de iniciativas” que visam “envolver todos os intervenientes”, nomeadamente a população local, os técnicos das várias disciplinas, bem como as instituições públicas e privadas com expressão local, regional e mesmo nacional, numa “reflexão e discussão conjunta sobre o futuro da Villa Romana do Rabaçal”.

Para o Município de Penela, todos estes momentos permitirão “colher, ponderar, extrair conclusões e conciliar as melhores soluções técnicas e políticas que estarão na base da definição do programa preliminar do segundo concurso público internacional de concepção”, que será seguido de ajuste directo para aquisição de serviços de elaboração do projecto de execução para o Complexo Arqueológico da Villa Romana do Rabaçal.

De salientar que as visitas aos vestígios arqueológicos da Villa Romana do Rabaçal podem ser efectuadas até 25 de Julho (sujeitas a marcação prévia para o e-mail museu.rabacal@cm-penela.pt) e os pedidos de esclarecimento devem ser enviados até 4 de Agosto, sendo respondidos até 3 de Setembro. Já os trabalhos deverão ser entregues até 3 de Outubro, na Câmara Municipal de Penela.

O concurso contempla prémios de consagração no valor de 10.000 euros (1.º lugar), 5.000 euros (2.º lugar) e 2.500 euros (3.º lugar), bem como menções honrosas de natureza não pecuniária. Além disso, serão atribuídos prémios de participação no valor de 5.000 euros.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com