8 de Setembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Orçamento Participativo de Ansião já está a aceitar propostas

25 de Julho 2019

Já está em marcha mais uma edição do Orçamento Participativo (OP) do Município de Ansião, cujo período para apresentação de propostas decorre até 25 de Agosto. Todos os cidadãos, maiores de 18 anos, que sejam naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho podem propor projectos para integrar o orçamento municipal para o ano de 2020, tendo como única limitação o valor global máximo fixado em 40.000 euros.

“A Câmara Municipal de Ansião privilegia a participação activa dos cidadãos no processo de governação local, tendo em vista a construção de um território com qualidade de vida, dinâmico e inclusivo”, refere o presidente da autarquia, António José Domingues, salientando que “Ansião é de todos e todos têm uma palavra a dizer da construção de um concelho melhor”.

Ora, tendo em conta que “os orçamentos participativos são hoje a forma mais eficaz de atrair a participação dos cidadãos nos processos decisórios das estruturas democráticas”, o município inicia “mais um ciclo do OP”, que pretende contribuir para uma maior aproximação das políticas públicas às reais e expectantes necessidades dos cidadãos, potenciar o exercício de uma cidadania activa e responsável, bem como incentivar a interacção entre eleitos, técnicos municipais e os cidadãos na procura de soluções para melhorar a qualidade de vida no concelho.

Salientando que “o OP deve ser considerado como um instrumento de fundamental importância na estratégia do Município de Ansião”, o autarca apela à participação com a presentação de projectos e a votação nos mesmos.

As propostas podem ser apresentadas até 25 de Agosto na plataforma electrónica do OP de Ansião (http://opansiao.cm-ansiao.pt).

Após esta fase, segue-se a análise técnica (de 26 de Agosto a 6 de Setembro), a votação das propostas (de 9 de Setembro a 13 de Outubro) e finalmente a publicação dos resultados (entre 14 e 30 de Outubro).

A votação das propostas finalistas, que decorre até 13 de Outubro, poderá ser feita na referida plataforma informática ou presencialmente nos Espaços do Cidadão do concelho. Depois de conhecida a proposta vencedora, a autarquia vai avaliar e preparar o projecto, que deverá estar concluído no primeiro trimestre de 2020.

Refira-se que o projecto “Ginástica Acrobática de Ansião”, vencedor do OP 2018, previa a melhoraria das condições de conforto e segurança dos treinos, de modo a promover e desenvolver esta modalidade desportiva.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM