O presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Miguel Baptista, enviou hoje um ofício à Ministra da Saúde, Marta Temido, dando nota da sua “preocupação pela situação que se vive no Centro de Saúde de Miranda do Corvo, o qual se encontra em risco de entrar novamente em redução de horário”.
Após a situação de ruptura dos serviços ocorrida em Dezembro do transacto ano de 2018, a qual foi parcialmente corrigida, a Câmara Municipal foi ontem informada pela Coordenadora da USF Trilhos Dueça, Marta Andrade, que devido à carência de profissionais de enfermagem e de um elemento de segurança, estes serviços seriam novamente obrigados a reduzir o horário de funcionamento, passando a encerrar às 18h00 a partir do dia 26 de Julho.
“Esta é uma situação absolutamente insustentável e coloca em causa o acesso da população de Miranda do Corvo aos cuidados de saúde básicos, não só pelo encerramento antecipado dos serviços, mas também no horário de funcionamento da USF Trilhos Dueça”, considera a autarquia.
“Numa altura em que se promove a transferência de competências na área da saúde para as autarquias, esta degradação dos serviços torna difícil aceitar qualquer transferência, uma vez que o Município não tem capacidade técnica e financeira para responder a situações como esta”, adianta a edilidade.
Miranda do Corvo é considerado um território de baixa densidade, para os quais estão previstas medidas de diferenciação positiva e incentivo à fixação de população. “Lamentavelmente, verifica-se mais uma vez que a realidade comprova o oposto”, refere uma nota da autarquia, salientando que Miguel Baptista pediu a “intervenção urgente dos responsáveis, de forma a que se possa evitar um grave prejuízo para Miranda do Corvo e para os mirandenses”.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM