7 de Setembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: Festas de Santa Cristina arrancam hoje na vila

18 de Julho 2019

O concerto dos Wet Bed Gang dá início, hoje à noite, a sete dias de forte animação, que até à próxima quarta-feira promete atrair largos milhares de visitantes a Condeixa.

As Festas de Santa Cristina assumem-se, desde alguns anos, como as “festas do concelho”, funcionando como ponto de encontro e de convívio das gentes locais e dos muitos que por estes dias visitam a vila, seja para assistir aos espectáculos musicais dos elogiados cartazes, seja para apreciar as iguarias à disposição nas diversas tasquinhas do certame.

A edição deste ano é mais uma de continuidade, feita que foi com êxito a aposta de regressar os festejos ao centro da vila. “Continuo a achar que a aposta de ser no centro dá uma dinâmica completamente diferente à vila. Basta olhar para os nossos restaurantes e cafés, temos muito mais restaurantes, temos restaurantes mais bem preparados, cheios, temos cafés cheios, o centro da vila não pode ser esquecido e esta dinâmica das festas ajuda a que não seja”, refere Nuno Moita, o presidente da Câmara promotora das festividades.

Os espectáculos musicais decorrem até à próxima terça-feira (23) no palco instalado na Praça da República, sempre com início pelas 22h30. Depois da abertura com Wet Bed Gang, segue-se esta sexta-feira (19) o revivalista projecto Resistência. No sábado (20), actua Fernando Daniel, deixando o fado de Cuca Roseta para a noite de domingo (21). Blaya canta em Condeixa no dia 22, e na terça-feira (23), véspera do feriado municipal, é a vez do animado Rouxinol Faduncho. Em cada um dos dias, a noite fecha no palco principal com um artista ou grupo com ligação ao concelho: Bandazona (19), Dexys (20), Sara Ribeiro (21), Easyloop (22) e Sede Bandida (23).

No palco ‘Tasquinhas’, instalado na Praça do Município, há música popular com Low Kost (19), Ruizinho de Penacova (20 e 23), Tó Miau e Sívio (21) e Roda Viva (22).

O movimento associativo do concelho dinamiza as oito tasquinhas do certame, sempre muito concorridas. Há ainda espaço para alguns stands institucionais e de exposição de produtos e serviços.

“Espero uma enchente como é habitual nos outros anos, os grupos são de excelência mais uma vez, e mantemos uma lógica de continuidade, onde as tasquinhas têm um papel importante”, sublinha o autarca Nuno Moita, considerando que o investimento municipal, que continua a rondar os 150.000 euros, se justifica.

O último dia dos festejos (24) coincide com o feriado municipal, já sem espectáculos musicais, é dedicado às cerimónias do Dia do Município e às celebrações religiosas em honra de Santa Cristina.

A atribuição de medalhas de mérito municipal aos padres Amílcar Neves e Idalino Simões, às empresas Dominó e Salrifarma, bem como aos funcionários da autarquia com mais de 20 anos de serviço marcarão a sessão solene comemorativa, marcada para as 11h00. A antecede-la, pelas 10h00, serão lançados os livros “Actas de Portugal-Argélia”, estando prevista a presença de Manuel Alegre, e “Foral Manuelino de Condeixa-a-Nova”, da autoria de Fernando António Almeida.

A parte da tarde é destinada a honrar a padroeira Santa Cristina, com missa na igreja matriz, pelas 16h00, seguida de procissão pelas artérias da vila.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM