7 de Setembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Cantanhede: Expofacic ajuda a dinamizar região

24 de Julho 2019

Mil motivos, um destino. Eis o lema da Expofacic. Os motivos – muitos – estão lá. O destino… é “fatal”: entre o final de Julho e o princípio de Agosto, Cantanhede está na rota de largos milhares de pessoas. O certame deste ano está aí à porta. Entre amanhã e 4 de Agosto, a região terá a decorrer a habitual “romaria”. Vai para 29 anos uma realização que cresceu a olhos vistos e se cimentou como um dos maiores eventos do género não só no país como na Península Ibérica. Aliás, foi há meses galardoado com o prémio “Iberian Festival Awards”, para a melhor festa ibérica.

Um investimento de 1,6 milhões de euros em mais de 95.000 metros quadrados de recinto, mais de meio milhar de espaços de exposição de diferentes sectores, quase duas dezenas de parques de estacionamento, perto de meio milhar de visitantes, um cartaz musical ao estilo de um grande festival de Verão. Condimentos mais que suficientes para continuarem a fazer do certame de Cantanhede a grande atracção durante 11 dias (e noites…).

O objectivo está traçado há muito e mantém-se actual: assegurar a satisfação global dos patrocinadores, expositores de todas as áreas de actividade e das centenas de milhares de visitantes contribuindo, ao mesmo tempo, para a promoção da região.

A par de um esforço continuado na selecção dos artistas e grupos para o (muito requisitado) cartaz de espectáculos e do reforço da atenção ao meio milhar de expositores que todos os anos preenche o recinto numa diversificada e intensa mostra de produtos e serviços; nos últimos anos, a organização do evento, dinamizado pela autarquia em parceria com a empresa municipal Inova, tem apostado na vertente das exposições temáticas, na procura de atrair novos públicos. Uma aposta que se tem revelado acertada. Já por ali “passaram” os dinossauros, as maravilhas das construções com legos, já se “pôs um pé” na Lua, e agora é tempo de “andar pelos ares” com a mostra de aviões e simuladores que a Força Aérea Portuguesa traz à edição deste ano.

A novidade na edição deste ano é uma… ausência. De há muitos anos a esta parte é a primeira vez que acontece: Tony Carreira, retirado dos palcos para um período sabático, presença assídua no cartaz de espectáculos da última dezena e meia de anos, não vai estar na Expofacic. Factor de atracção de milhares de fãs, nem por isso o rol de artistas que preenchem o evento deste ano baixa as expectativas: de Fernando Daniel a Lukas Graham, de Wet Bed Gang, Expensive Soul ou Blaya a Stranglers ou Xutos e Pontapés, a animação está garantida e o corrupio entre torno do palco 1 (um dos oito da feira) será por certo o habitual. Assim como habitual será o “congestionamento” à hora de jantar na área onde estão instaladas perto de meia centena de tasquinhas, dinamizadas por associações do concelho. Há coisas (boas) que não mudam…

Os bilhetes para a Expofacic já estão à venda em diversos locais, como nos postos de turismo de Cantanhede, Aveiro e Coimbra, Loja do Cidadão de Cantanhede e lojas Intermarché de Cantanhede e Mealhada, ou online em  expofacic.bol.pt., e a partir do dia 25 nas bilheteiras do recinto. A entrada custa quatro euros (à excepção do dia 3, que são 10€). O bilhete geral, que permite o acesso todos os dias, pode ser adquirido por 35 euros. Tudo a postos, siga a festa!

LUÍS CARLOS MELO


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM