Todos os distritos de Portugal continental, à excepção de Faro, estão até ao final do dia de sexta-feira sob aviso amarelo, o menos grave, por causa do calor, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA estendeu até às 22h00 de sexta-feira os avisos amarelos para 17 distritos de Portugal continental, excluindo apenas o de Faro, no Algarve.
O aviso amarelo deve-se à persistência de valores elevados da temperatura máxima.
O IPMA já tinha alertado na segunda-feira para uma subida das temperatura máximas entre 10 a 13 graus Censius, com os termómetros a chegarem acima dos 30º e, nalguns locais, aos 40º.
Para hoje, o estão previstos valores da temperatura máxima a variar entre os 27º (Sagres e Sines) e os 39º (Santarém). Já as temperaturas minimas vão oscilar entre os 13º (Bragança) e os 21º (Portalegre e Castelo Branco).
O IPMA prevê para hoje uma subida da temperatura máxima, em especial nas regiões Norte e Centro, e a possibilidade de aguaceiros no interior Norte e Centro durante a tarde.
Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Devido ao risco muito elevado de exposição à radiação UV em todo o país, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao sol.
O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Dez concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco e Portalegre apresentam hoje um risco máximo de incêndio, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A maior parte de Portugal continental tem hoje um risco elevado, muito elevado ou máximo, o mesmo devendo suceder até sexta-feira.
Hoje, apenas o norte e o litoral de Portugal continental tem em geral um risco reduzido e moderado.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o muito elevado o segundo nível mais grave.
Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM