O Município de Ansião vai distinguir as colectividades e personalidades que, ao longo do ano 2018, tiveram um papel preponderante no desporto e no movimento associativo do concelho. Com data marcada para 12 de Julho, pelas 21h00, na nova sala “corporate” do Centro de Negócios de Ansião, a Gala do Desporto e dos 20.º Jogos Desportivos pretende homenagear todos os que se destacaram no ano passado no desporto federado e escolar, bem como fomentar a importância da prática regular de actividade física.
“A Gala do Desporto visa premiar todas as pessoas do concelho de Ansião que ao longo do ano 2018 tiveram um papel preponderante no desporto e no movimento associativo”, realçou o vereador Paulo Fernandes, sublinhando que a intenção é “destacar o mérito de atletas, treinadores, dirigentes e associações, mas também a dedicação que muitas pessoas empregam de forma desinteressada nas colectividades concelhias”, que “muito contribuem para a dinâmica e progresso do concelho”.
No total serão 33 nomeados, subdivididos em 11 categorias que abrangem todas as modalidades praticadas no concelho, revelou Paulo Fernandes, salientando que “há também prémios específicos para o movimento associativo ligado aos Jogos Desportivos”. Em destaque estarão as sete colectividades desportivas (UDS, ATAV, CCA, ACA, LGCC, NDA e Ansibikers), bem como as cerca de 40 associações culturais e recreativas que ano após ano colaboram na dinamização dos Jogos Desportivos do Concelho.
Mas este será igualmente o momento de assinalar as duas décadas dos Jogos Desportivos do Concelho, que são “uma iniciativa de excelência do Município de Ansião por várias razões”. “Desde logo por ser um ponto de encontro para as pessoas conviverem e reforçarem laços de amizade e de identidade para com a sua terra”, considera o vereador, frisando também a promoção da prática de actividade física.
Ora, são exactamente estes factores que conferem “grande importância às colectividades do nosso concelho”, defende Paulo Fernandes, que vê no associativismo “o nosso parceiro privilegiado na implementação e no progresso da democracia”, contribuindo para que “Ansião seja um concelho com esta dinâmica e esta riqueza”, mas também “com melhor qualidade de vida”.
Porém para o sucesso do trabalho desenvolvido pelo tecido associativo é também imprescindível o apoio da Câmara Municipal, a quem “cabe criar as infra-estruturas, os equipamentos e as condições necessárias à dinâmica de todos os sectores”. Neste sentido, o município pretende “iniciar, ainda este ano, obras de um campo de padel no Avelar para promover os desportos de raquete”, revelou o vereador, adiantando que “estamos na fase de avaliação de custos, que serão ultimados antes do mês de Agosto, com vista a lançar o concurso, adjudicar a obra e iniciar os trabalhos no final deste ano”. “Para isso, já temos a verba cabimentada”, adiantou.
A poucos dias da I Gala do Desporto, o vereador assegurou que “esta iniciativa é para continuar”, todavia “ainda não decidimos a sua periodicidade”. “Provavelmente não será anualmente, pois parece-me exagerado”, disse, adiantando que “a periodicidade da Gala será decidida pelo Conselho Municipal de Desporto”.
CARINA GONÇALVES
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM