A ACREDEM (Associação Social, Cultural, Recreativa e Desportiva de Maçãs de Dona Maria) pretende apostar na formação de futsal e reactivar a escola de música no início do próximo ano lectivo. A revelação foi feita pelo presidente da direcção, Henrique Rosa, a poucos dias da colectividade comemorar 41 anos, cuja festa se realiza no fim-de-semana de 2 a 4 de Agosto. Mas antes há ainda um torneio de futsal que, depois de alguns anos de interregno, a ACREDEM decidiu voltar a promover com vista a “dinamizar a freguesia”.
“A ACREDEM está muito viva”, realçou Henrique Rosa, salientando que “os projectos para um futuro próximo passam por incentivar mais a prática desportiva e, nesse sentido, pretendemos apostar na formação de futsal já na próxima época 2019/2020, bastando para isso ter crianças suficientes para arrancar com a escola de futsal”.
Mas há mais. “No princípio do ano lectivo, pretendemos também reactivar a escola de música que já tivemos no passado”, revelou, sublinhando que estes dois projectos vêm reforçar as valências na área do desporto e da cultura, que neste momento se mantêm activas com uma equipa de futsal federada do escalão sénior masculino e uma escola de dança.
Além destas vertentes, a ACREDEM presta ainda serviços na área social, através de duas valências de apoio às crianças: a creche (33 crianças) e o ATL. “Não é fácil manter estas respostas sociais numa freguesia com uma população envelhecida, mas o facto de termos um serviço de transporte de crianças ajuda a manter a sala da creche cheia”, enalteceu.
Portanto, trata-se de uma associação “muito activa e dinâmica”, cuja actividade abrange as áreas social, cultural, recreativa e desportiva. Por isso, “não é fácil gerir esta casa”, confidenciou aquele dirigente, que apesar de estar no final de mais um mandato, pretende continuar à frente dos destinos da colectividade, “pelo menos mais quatro anos, até liquidar o crédito que fizemos para financiar a obra da creche, que representou um investimento de cerca de 500.000 euros”. Na recta final de mais um quadriénio, Henrique Rosa faz “um balanço muito positivo deste mandato”, destacando a dinâmica que imprimiram na ACREDEM com a “realização regular de eventos que visam manter a associação viva e dinamizar a freguesia”.
Torneio de futsal de regresso
Doze ou dezasseis equipas vão entrar em campo para se defrontar no Torneio de Futsal de Maçãs de D. Maria, que arranca no próximo dia 26 de Julho, disputando-se até 3 de Agosto no Pavilhão Gimnodesportivo local. A iniciativa é promovida pela ACREDEM que, após um interregno de alguns anos, recuperou agora a organização deste evento desportivo.
O torneio de futsal envolve mais de uma centena de atletas em competição no pavilhão desportivo local. No mínimo são 12 equipas e no máximo 16, cada uma formada com um máximo por 12 jogadores, que começam a entrar em campo às 17h00 de sexta-feira (26). O torneio termina a 3 de Agosto com os jogos que irão ditar os quatro primeiros classificados (16h00).
Neste torneio, para além de prémios monetários para as três equipas que irão subir ao pódio, há ainda troféus para o melhor marcador e para o melhor guarda-redes.
Além das competições, durante o evento há sempre bar aberto com comes e bebes. E também aqui a equipa vencedora é premiada. No final do torneio é atribuída a ‘Taça do Bar’ à equipa que mais consumir durante a realização do torneio.
Três dias de festa
A final do Torneio de Futsal acontece num ambiente de festa. Afinal, a ACREDEM festeja 41 anos, que comemora durante três dias com um programa diversificado que inclui desporto, animação e convívio.
A festa começa na sexta-feira (2 de Agosto) com o jantar comemorativo do 41.º aniversário, seguido de um baile animado por Luís Simões.
No sábado (3), as actividades retomam logo de manhã (9h00) com a concentração de BTT junto ao pavilhão, onde à tarde (16h00) se jogam as finais do Torneio de Futsal, que termina com a entrega de prémios. A noite será de música com o teclista 3G a convidar a um pezinho de dança em mais um baile.
No domingo (4), pelas 9h00, o passeio de motas marca o arranque de mais um dia de festa. À tarde, o programa continua com o torneio de sueca (14h00) e um espectáculo de dança com o grupo MDM (16h00). A partir das 17h00, o grupo Kantaki Karaoke desafia todos os presentes a subir ao palco para mostrarem os seus dotes vocais.
CARINA GONÇALVES
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM