Manuel Pachon David podia ser simplesmente mais um alvaiazerense que, como tantos outros, rumou a Lisboa para dar seguimento à sua formação académica. Podia, mas ele não se conformava apenas com isso. Queria mais. Afinal, ambicionava “apostar num perfil internacional”. Por isso, candidatou-se ao programa “CEO for one month”, promovido pelo Grupo Adecco. E foi o eleito entre mais de 1.500 candidatos a nível nacional. Agora, com apenas 21 anos, vive “uma experiência bastante intensa e extremamente rica” que o fará crescer pessoal e profissionalmente. Mas comecemos pelo início…
Alvaiazerense de gema, Manuel Pachon David cresceu em Alvaiázere e foi naquela vila que frequentou o ensino básico e secundário até ingressar na licenciatura em Economia na Católica-Lisbon School of Business and Economics. “Embora tenha estudado cerca de um ano e meio em Ansião, fiz toda a minha escolaridade na Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira, onde fui presidente da Associação de Estudantes e representei a escola em diversos programas a nível nacional, como o programa ‘Parlamento dos Jovens’”, recorda Manuel, que manteve o empenho e dedicação no ensino superior, o que lhe valeu a distinção por “mérito académico em todos os anos da licenciatura”. O seu currículo foi ainda valorizado com uma passagem por Viena (Áustria), onde viveu e estudou durante cerca de seis meses. O percurso académico prossegue com o Mestrado Internacional em Finanças na NOVA Business School, no qual já está matriculado e iniciará em Setembro.
Mas isso vem depois. Por agora, Manuel acompanha a CEO do Grupo Adecco Portugal, Carla Rebelo, em reuniões de resultados e em visitas às delegações do Grupo e grandes clientes de norte a sul do país, contactando com os representantes de várias empresas. Esta experiência permite-lhe conhecer “o mercado de trabalho português e o que procuram as empresas no que respeita a Recursos Humanos”, mas também “compreender o negócio a um nível mais aprofundado”. Por isso, “tem sido uma experiência bastante intensa e extremamente rica, superando todas as expectativas que tinha a priori”, confidenciou.
“Este programa é sem dúvida uma oportunidade única de aprender on-the-job como funciona uma grande empresa e, mais ainda, a gestão de topo”, realça o jovem alvaiazerense, destacando a “mais valia poder aprender” e “ser contagiado” pela forma de trabalhar da CEO Carla Rebelo, que encara como “uma pessoa extremamente experiente e com um legado muito vasto no mundo financeiro”.
Já o programa “CEO for one month”, por ser um projecto a nível mundial, “permite-me contactar com jovens de outros países e culturas que, como eu, procuram o seu lugar no mundo e ambicionam criar impacto na sociedade, encarando desde muito cedo a responsabilidade social que poderão ter”.
Afinal, trata-se de um programa “exigente” com “várias fases, locais e internacionais”, que dará a conhecer “de forma prática (e real) quer a dinâmica de uma grande empresa, dos seus departamentos e colaboradores, e todos os seus desafios diários”, explica a Adecco. Depois disto, Manuel Pachon David pode ser um dos seleccionados para participar num bootcamp internacional de três dias em Dusseldorf (Alemanha), do qual sairá eleito o CEO mundial. Esta selecção será revelada a 10 de Setembro.
“Potenciar o meu conhecimento”
Para o jovem alvaiazerense, este programa cumpre exactamente aquilo que procurava: “uma experiência ao nível do mercado de trabalho com vista a complementar de alguma forma a minha formação académica”. Por isso, desde o primeiro momento ficou “fascinado” pelo “projecto completamente diferente e único”, mas também “ambicioso”, que tem um “alcance” “quer a nível nacional, quer internacional”.
E o futuro? “Após a conclusão do meu mestrado, pretendo trabalhar em consultoria estratégico-financeira”, revelou Manuel, salientando que “o meu maior foco é apostar num perfil internacional, mas é também uma opção trabalhar em Portugal”. “Até lá, pretendo desenvolver a minha formação não apenas académica, mas também pessoal e profissional de modo a potenciar o meu conhecimento e soft skills e para que futuramente, quando ingressar no mercado de trabalho, seja também uma pessoa mais completa e de maior valor para oferecer à minha empresa e colegas”, concluiu.
CARINA GONÇALVES
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM