8 de Setembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure: Presidente da Câmara “200% tranquilo” com operação da Judiciária

12 de Junho 2019

O presidente da Câmara Municipal de Soure manifesta-se “perfeitamente tranquilo” no seguimento da operação da Polícia Judiciária sobre um alegado esquema fraudulento de viciação de procedimentos de contratação pública, que envolveu buscas em 18 autarquias, entre elas a que dirige.

Mário Jorge Nunes confirmou ao TERRAS DE SICÓ a presença, hoje, de inspectores da PJ nos serviços do município, de onde “levaram alguns documentos”, mas declara-se “perfeitamente tranquilo, 200% descansado. Só sei o que se fala na comunicação social”, assegura.

A Procuradoria-Geral Distrital (PGD) de Coimbra divulgou hoje que quatro pessoas, entre ex-autarcas, funcionários de autarquias e de uma empresa de transportes, foram constituídas arguidas no âmbito da operação Rota Final.

A PJ fez buscas em 18 câmaras municipais do Norte e Centro do país, num processo em que a operadora de transportes públicos Transdev também é visada.

“No decurso desta operação, foram, até agora, constituídos quatro arguidos, entre ex-autarcas, funcionários de autarquias e de uma empresa de transportes”, refere a Procuradoria de Coimbra.

A PGD de Coimbra acrescenta que “esta investigação visa esclarecer os termos em que o Grupo Transdev obteve contratos e compensações financeiras com autarquias das zonas Norte e Centro do país”.

“Em causa estão indícios de tráfico de influência, participação económica e corrupção, entre outros crimes. O inquérito encontra-se em segredo de justiça e as investigações prosseguem na Polícia Judiciária”, lê-se na nota da PGD.

“O que foi feito em Soure foi-o com transparência e dentro de toda a regularidade”, garante Mário Jorge Nunes.

A operação “Rota Final” surge no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Coimbra e investigado pela Directoria do Norte da PJ, tendo-se realizado “buscas e outras diligências de prova em vários locais do território nacional”, esclarece a publicação.

As 18 câmaras municipais alvo de buscas foram as de Águeda, Almeida, Armamar, Belmonte, Barcelos, Braga, Cinfães, Fundão, Guarda, Lamego, Moimenta da Beira, Oleiros, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Sertã, Soure, Pinhel e Tarouca.

De acordo com dados oficiais disponíveis no portal base.gov, desde o início de 2018, a Transdev acumulou mais de dois milhões de euros em 38 contratos por ajuste directo com municípios do Norte e Centro.

Além do transporte escolar e de em alguns municípios assegurar os transportes públicos urbanos, a Transdev, que tem cerca de 1.900 colaboradores, detém 11 empresas e participações na Internorte, Intercentro, Rede Nacional de Expressos, Renex e Rodoviária do Tejo, segundo informação disponível no seu ‘site’.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM