O Município de Soure celebrou um protocolo com a Direcção-Geral do Consumidor para a implementação de um Centro de Informação Autárquico ao Consumidor no concelho, destinado aos munícipes residentes, com o objectivo de prestar informação aos consumidores, apoiar na resolução de conflitos de consumo, encaminhando as reclamações para os centros de arbitragem ou para as entidades reguladoras ou de fiscalização competentes.
A Direcção-Geral do Consumidor é um serviço público da Administração Central, pertencente ao Ministério da Economia, que tem por missão contribuir para a elaboração, definição e execução da política de defesa do consumidor com o objectivo de assegurar um nível elevado de protecção. Entre outras atribuições, cabe-lhe dinamizar o Sistema de Defesa do Consumidor, que integra também as autarquias locais.
O presidente da Câmara de Soure, Mário Jorge Nunes, realça a importância da implementação de uma política de defesa dos consumidores no plano local, assente numa perspectiva de capacitação e apoio os munícipes, mas também actuando na sensibilização do tecido empresarial para uma resposta de qualidade.
Este novo serviço municipal será implementado em breve, desenvolvido por duas técnicas do Município em consonância com o Espaço do Cidadão e articulação com a Direcção-Geral do Consumidor, e funcionará no edifício dos Paços do Concelho.
O secretário de Estado da Defesa do Consumidor, João Torres, e a directora-geral do Consumidor, Ana Catarina Fonseca, marcaram presença na assinatura do referido protocolo.
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