As obras de requalificação da praia Osso da Baleia vão iniciar no final desta época balnear e deverão estar concluídas antes da abertura do período de veraneio de 2020. O anúncio foi feito pelo representante da Agência Portuguesa do Ambiente, Nelson Silva, durante a cerimónia de hastear das bandeiras Azul e de Praia Acessível nesta estância balnear do concelho de Pombal.
“O projecto de apoio da praia do Osso da Baleia está aprovado, mas não pode ser construído durante a época balnear”, pelo que as obras deverão iniciar no Outono para estarem concluídas na próxima época balnear, revelou Nelson Silva, salientando que as intervenções “virão certamente valorizar muitos dos critérios avaliados na atribuição da bandeira Azul”.
Este projecto vai permitir “ampliar as condições de acolhimento deste apoio de praia simples”, transformando-o num “apoio de praia completo” com “uma estrutura maior, superior a 200 metros quadrados, que permitirá a confecção de refeições e a agregação das condições turísticas deste espaço”, de forma a poder “trabalhar não só na época balnear, mas ao longo de todo o ano”, realçou o presidente da Câmara de Pombal, recordando que as intervenções no parque de estacionamento, a requalificação do parque de merendas e a ampliação do apoio de praia estavam previstas estar concluídas já nesta altura.
De qualquer forma, esta é uma boa notícia para Diogo Mateus que aponta o arranque das obras “só para Setembro ou Outubro”. “O investimento na praia Osso da Baleia rondará os 700.000 euros”, adiantou o autarca, frisando que incluem o melhoramento do parque de estacionamento e de merendas, bem como a requalificação e ampliação do apoio de praia.
Além do Osso da Baleia, o Município de Pombal prevê ainda fazer intervenções na praia do Urso, localizada 3,5 km mais a sul, já na União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca. Esta é “uma praia natural que não está infra-estruturada, mas provavelmente vai avançar com intervenções”, disse Nelson Silva. Para aqui estão previstos “investimentos muito próximos dos 300.000 euros”, adiantou o autarca de Pombal, explicando que esse valor inclui o alargamento da via de acesso à nova praia e alguns equipamentos para dotar aquele espaço de melhores condições.
A maior parte desse valor será aplicado no “alargamento da via rodoviária desde a Estrada Atlântica à praia do Urso”, que será “uma intervenção avultada que vai custar mais de 150.000 euros e não implica pavimentos em betuminoso, apenas o alargamento da plataforma e a criação de condições”. “A isto temos de somar um passadiço em madeira tratada que leva as pessoas até à praia, para além de equipamentos para dotar aquele espaço com condições de funcionamento mínimas”, acrescentou Diogo Mateus, salientando que “ainda não temos os pareceres finais, mas gostaríamos de ter”.
No caso de avançarem os projectos previstos para as duas praias, o Município de Pombal terá pela frente “cerca de um milhão de euros de investimento” que permitirão “melhorar as condições turísticas do nosso concelho”, referiu o autarca, sublinhando que também “este foi um ano de investimentos significativos para equipar a praia do Osso da Baleia”. Afinal, a autarquia adquiriu duas cadeiras anfíbias, duas cadeiras de praia, dois andarilhos de praia, oito canadianas anfíbias e três passadeiras, que visam “melhorar as condições actuais e substituir o material que já estava obsoleto”. Além disso, ainda esta época balnear será colocada informação em braille que permitirá aos cidadãos invisuais conhecer as condições da praia, bem como será instalado um sistema de identificação de cores que vai ajudar as pessoas com daltonismo a decifrar a cor da bandeira.
Por tudo isto, “a praia do Osso da Baleia é um exemplo a nível nacional do que de bom existe nas praias portuguesas”, constatou o capitão de Fragata do Porto da Figueira da Foz, Humberto Rocha, argumentando que esta estância balnear “tem segurança, bom ambiente e é, de certo, uma referência a nível nacional”.
Por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia do Carriço, Pedro Silva, mostrou-se orgulhoso por o Osso da Baleia voltar a hastear as bandeiras Azul e de Praia Acessível, cujos galardões representam “o trabalho árduo de manutenção e promoção” que tem vindo a ser desenvolvido ao longo de muitos anos.
CARINA GONÇALVES
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM