A Fundação Dr. José Lourenço Júnior recebeu, no passado dia 19 de Junho, o 1.º prémio de “Eficiência Energética Solidária”, no âmbito de um projecto promovido pela Agência Regional, Energia e Ambiente do Centro (AREAC) e financiado pela ERSE, que foi lançado no final de 2017 e terminou agora.
A Fundação pombalense participou na iniciativa com o Lar Otília Lourenço, em Abiul, onde “a preocupação com a eficiência energética não é nova”. Afinal, desde 2015, a instituição “tem vindo a implementar medidas de eficiência energética com vista à redução de consumos e à preservação do meio ambiente, salienta uma nota da Fundação Dr. José Lourenço Júnior, destacando “a instalação de dois sistemas solares, um para aquecimento de águas e outro solar fotovoltaico para auto-consumo”. Além disso, tem ainda realizado sessões de sensibilização junto de colaboradores, utentes e familiares.
Segundo informação da arquitecta Isabel Vaz Serra, a implementação das medidas atrás referidas permitiu uma “diminuição de cerca de 35% nos consumos mensais e a produção de cerca de 4.000 kWh/mês (o que representa cerca de 35% a 40% das necessidades)”, realça a Fundação, adiantando que “graças ao prémio atribuído pela AREAC, será possível a implementação de mais algumas medidas de eficiência energética, que contribuirão para a sustentabilidade ambiental e para a redução de consumos energéticos”.
De referir que o projecto “Eficiência Energética Solidária”, que seleccionou 60 IPSS’s, “visava incentivar a redução do consumo de energia eléctrica e a promoção do conforto energético de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), tendo como meta final uma redução nos consumos de electricidade de pelo menos 15%, decorrentes de acções identificadas após a realização de um diagnóstico e um plano de redução de consumos a apresentar pela instituição”, explica a mesma nota.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM