Pombal está a preparar o novo plano estratégico para a cidade. Por isso, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia vão promover, sexta-feira (21), uma conferência com “cinco especialistas em várias matérias” para debater “alguns temas importantes para a cidade”, desafiando também a população a dar o seu contributo. Esta iniciativa está integrada nas comemorações dos 28 anos de elevação de Pombal a cidade, que arrancam quarta-feira (19) e estendem-se até domingo (23).
“Agora que passam mais de 20 anos do primeiro [plano estratégico da cidade de Pombal] e avaliando o trabalho de 20 anos percebe-se não só da necessidade de o actualizarmos, mas também de assumir que está praticamente cumprido o conjunto das propostas”, afirmou o presidente da autarquia, Diogo Mateus, convicto de que esta é a “ocasião para pensarmos a cidade, para termos um momento de reflexão que possa lançar o novo plano estratégico”.
“Há 20 anos a nossa preocupação residia na necessidade de equiparmos a cidade com um conjunto de respostas, equipamentos e novos serviços que davam essa dimensão de cidade”, adiantou o edil, salientando que “hoje essa necessidade é diferente”, pois “não se trata apenas de ter esses equipamentos, mas saber a melhor forma de os utilizar e de atingir o desígnio de todas as entidades públicas e cidadãos”. Ou seja, “não é só tirar o melhor rendimento desses equipamentos, mas essencialmente que eles se assumam como peças fundamentais para a fruição, felicidade, desenvolvimento, crescimento e educação dos jovens”, prestando também “atenção ao envelhecimento activo”. Enfim, “adequar a cidade às novas dinâmicas”.
Neste sentido, sexta-feira (21), o Teatro-cine acolhe uma “conferência de um dia inteiro”, para a qual a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia convidaram “cinco especialistas em várias matérias” para “abordar alguns temas importantes para a cidade”, com vista a “pensarmos no novo caminho, não só sob o ponto de vista das oportunidades do novo quadro comunitário, mas também das áreas mais importantes para Pombal”.
“Pombal – estratégia e futuro” é o tema da conferência, que tem início pelas 9h30 com a sessão de abertura presidida por Isabel Damasceno, vogal executiva do Centro 2020. Já os trabalhos propriamente ditos arrancam com um debate sobre “as cidades europeias no futuro”, no qual o presidente da Águas de Portugal Internacional, Cláudio de Jesus, é convidado a falar dos “novos desafios das cidades do futuro” no que respeita às “energias, ambiente, vida nas cidades e inclusão das novas tecnologias”.
“Os novos caminhos da educação” é a temática que se segue. “Aqui já não estão patentes as preocupações do passado com os edifícios e as suas valências, mas que consequências práticas devem ter para os nossos jovens, professores e comunidade em termos de educação”, esclareceu Diogo Mateus, referindo que esta matéria será abordada por Eduardo Marçal Grilo, ex-ministro da Educação e administrador da Fundação Calouste Gulbenkian.
Da parte da tarde, o maestro Paulo Lameiro, coordenador da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027, vai explicar o que espera de Pombal no âmbito dessa candidatura, ou seja, “de que forma é que a cidade e os seus agentes poderão reforçar a capacidade desta candidatura, dando-lhe uma nova dimensão”.
Esta primeira conferência encerra com “uma matéria que tende a concentrar-se nos municípios e conjuga uma área sobejamente importante para a vida das pessoas”, disse Diogo Mateus, referindo-se à saúde. Para dar “uma leitura muito moderna deste tema”, interligando-o com a tecnologia, foi convidado Henrique Martins, presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
Portanto, “saúde, cultura, educação e ambiente” serão os temas a debater na “primeira de algumas conferências” que a autarquia quer promover com o objectivo de “ouvir as pessoas”, desafiando-as a participar activamente na elaboração do plano estratégico para a cidade.
O presidente da Junta de Freguesia de Pombal destacou o “aspecto muito positivo de preparar o futuro com base na participação das pessoas”, desafiando-as a “assistir, participar e partilhar os seus contributos” nas “várias áreas que consideramos prioritárias para o desenvolvimento da nossa cidade”. “Estamos empenhados a 300 por cento na concretização desse plano estratégico e na implementação das medidas que vierem a ser definidas”, assegurou Pedro Pimpão, advertindo que “estas só podem ter um bom alcance se as pessoas participarem”.
Assinalar a cidade
Mas as comemorações dos 28 anos de elevação de Pombal a cidade não se limitam a momentos de reflexão. Ao longo de cinco dias, a sede de concelho será palco de “um conjunto de outras manifestações que assinalam a cidade”, cujo programa é constituído por “oito iniciativas ligadas à cultura, entretenimento, música e desporto”, realçou Diogo Mateus, destacando do cartaz “duas novidades” de âmbito desportivo nas modalidades de atletismo e futebol.
O programa arranca com música em mais uma edição do espectáculo “Crianças ao Palco”, que traz um colorido diferente ao Jardim do Cardal, na noite de quarta-feira (19). Já a quinta-feira (20) o destaque vai para o desporto com o Meeting Cidade de Pombal, na Zona Desportiva.
Na sexta-feira (21), depois de um dia dedicado à reflexão, a noite é preenchida com um espectáculo de circo acrobático que decorre no âmbito do Festival Sete Sóis Sete Luas. O sábado (22) recupera dois eventos tradicionais da freguesia, realçou Pedro Pimpão. O primeiro é a “volta à freguesia de Pombal em bicicleta que vai percorrer várias aldeias”, numa iniciativa do Clube de Cicloturismo de Pombal, que desta forma pretende “incentivar ao uso da bicicleta como meio de transporte e de lazer e dar a conhecer as aldeias da nossa freguesia”. Mais tarde, acontece o arraial de S. João no Bairro da Agorreta, uma tradição antiga de Pombal recuperada pelos moradores.
No domingo (23) destaque para o Torneio Pombal Cup, que “envolve mais de 1.000 atletas vindos um pouco de todo o país e joga-se em mais de seis recintos desportivos”, como “forma de valorizar os espaços e os agentes desportivos, dando continuidade à aposta do município nesta área”.
Para Pedro Pimpão, o programa apresenta um “leque de iniciativas tão abrangente”, que é transversal a “várias gerações e tipos de interesse”, permitindo “realçar ainda mais a ligação à comunidade e o compromisso com as pessoas”.
(Na foto, Diogo Mateus e Pedro Pimpão)
CARINA GONÇALVES
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM