A cidade de Pombal transforma-se, na noite deste sábado (29), numa pista de corrida de aventura, onde os atletas são desafiados a enfrentar vários obstáculos como subir escadas, passar em locais estreitos, correr dentro do Castelo, percorrer edifícios públicos e estabelecimentos comerciais, entre outras surpresas. Falamos da Corrida dos Gambuzinos, cuja sexta edição tem partida marcada para as 22h00 no Largo do Cardal, seguindo-se um percurso essencialmente urbano de 5 km até à meta, que está localizada no edifício dos Paços do Concelho.
A Corrida dos Gambuzinos permite aos participantes percorrerem “sítios públicos insólitos”, que “normalmente são visitados de outra maneira e noutras condições”, realçou o presidente da Câmara Municipal, revelando que este ano a prova contará com “uma incursão de estabelecimentos comerciais”, conjugando “esta dupla circunstância” de “celebração do desporto” com “a comemoração dos 100 anos da nossa Associação Comercial”.
Assim, “vamos ter a passagem por alguns sítios públicos como o Pombal Shopping, as Galerias Jerónimo, a PMU, a Cervejália, entre outros”, desvendou Diogo Mateus, sublinhando que, à semelhança das edições anteriores, “o trajecto vai ser uma surpresa”.
“O propósito tem sido conjugar um percurso improvável com a passagem em locais onde é estranho passar na condição de corredor, com obstáculos que serão surpresa”, afirmou o edil, destacando “o convívio e a atracção que esta prova tem trazido ao nosso concelho e à nossa cidade”.
Neste seguimento, o Município de Pombal volta a propor “uma prova curiosa e divertida, onde as pessoas sentem que houve preocupação em preparar o percurso e surpreender os atletas, mesmo aqueles que já participaram nas edições anteriores”. Afinal, “o percurso não é igual, aparece sempre uma ideia um bocadinho diferente, uma circunstância inesperada, um percurso que nunca ninguém se tinha lembrado”. Por isso, “mais do que os tempos e a prestação de cada um, importa a fruição da cidade, da companhia e da corrida” com um evento que “consegue equilibrar tudo isto”, desafiando “as pessoas a praticarem uma actividade física ao mesmo tempo que são suscitadas intelectualmente”.
“Este ano a componente da caminhada será integrada na corrida, porque o número de participantes tem vindo a crescer”, disse o autarca, adiantando que “hoje, a três dias do encerramento das inscrições, que podem ser efectuadas até 26 de Junho às 23h59, temos 450 atletas provisórios”.
Além da prova principal, a competição inclui ainda uma Minicorrida dos Gambuzinos, que “mantém o mesmo espírito”, mas é destinada aos sub-16, sendo de participação gratuita.
“Esta é uma celebração desportiva” “muito relevante” que vem provar que “Pombal respira desporto”, afirmou o vereador Pedro Brilhante, adiantando que os atletas que se inscreverem nesta corrida e na prova do Bodo terão um desconto de 10%.
De referir que a Corrida dos Gambuzinos será disputada na tipologia de contra-relógio, onde os corredores partirão um a um com intervalos de 30 segundos. Só depois do último cortar a meta é que se irá saber quem são os vencedores, em função do tempo obtido por cada atleta. A cronometragem será electrónica e os resultados irão ser projectados num monitor, permitindo aos participantes um acompanhamento constante das classificações.
CARINA GONÇALVES
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM