26 de Abril de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

“Ansião tem capacidade para empreender”

6 de Junho 2019

O vice-presidente do Município de Ansião, Jorge Fernandes, defendeu que Ansião “tem capacidade para empreender” e destacou a importância da formação no universo do empreendedorismo, que considera importante para o desenvolvimento não só económico, mas também social do concelho.

“A formação é efectivamente um motor de desenvolvimento do empreendedorismo”, realçou o autarca na abertura da quarta edição da Feira de Empreendedorismo do Concelho de Ansião (FECA), que decorreu recentemente no Centro de Negócios com a participação de aproximadamente 40 expositores representativos de diversas empresas e entidades, na sua maioria sediadas em Ansião, mas também provenientes de concelhos vizinhos.

“Quando falamos de empreendedorismo associamos muito ao desenvolvimento económico, mas empreender também é desenvolver socialmente”, disse Jorge Fernandes, sublinhando que “para haver empreendedorismo, desenvolvimento económico e social tem te haver algo fundamental: a formação”.

Afinal, “ninguém pode lançar-se de cabeça sem avaliar riscos”, afirmou, alegando que “o Município de Ansião, consciente de que tem um papel importante neste sector, criou o Gabinete de Apoio ao Empreendedor”, que está habilitado para apoiar todos aqueles que queiram implementar ideias de negócios no concelho.

O autarca recordou também a recente distinção de 16 Pequenas e Médias Empresas (PME) Líder e cinco PME Excelência do concelho, cujos prémios foram entregues no final desse dia. Para Jorge Fernandes, estas distinções “provam que o concelho de Ansião tem dinamismo, capacidade para empreender e pessoas com coragem”, tal como demonstra a “média muito positiva em termos de implementação de empresas” no território.

Num dia dedicado ao empreendedorismo, a vereadora Cristina Bernardino, em representação da Adilcan – Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais do Concelho de Ansião, desafiou a AEDA a “abraçar a cultura na formação que vai ministrando, sensibilizando empresas e o comércio local para este pilar fundamental da sociedade”. A Câmara Municipal vai agora dar os primeiros passos neste sentido, promovendo a leitura e o livro nalgumas empresas do concelho durante a Festa do Livro, que decorre em Ansião entre os dias 13 e 17 de Junho, revelou, adiantando que esta é uma ideia que “queremos implementar no futuro nalguns espaços públicos”.

Já o presidente da AEDA, Hugo Bairrada, lembrou que o empreendedorismo “é transversal” a faixas etárias e a entidades públicas ou privadas, reiterando a missão da instituição que representa: “estamos aqui para apoiar empresários, potenciais empresários e demais interessados”.

De referir que a Feira de Empreendedorismo foi promovida pela Associação Empresarial de Ansião (AEDA).


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM