A Câmara Municipal de Alvaiázere está a adquirir terrenos junto à Estrada Nacional 350, na Estrada Feira de Abril, em Almoster, para construir um mercado de gado para pequenos ruminantes, que servirá também de apoio à comercialização da fileira agro, revelou a presidente da Câmara Municipal, Célia Marques.
“Neste momento, estamos a iniciar os processos de escritura de aquisição dos terrenos e, em paralelo, estamos a desenvolver o projecto para submeter, assim que possível, a candidatura no âmbito da Associação Terras de Sicó”, explicou a autarca, adiantando que esta infra-estrutura vai servir não só o concelho de Alvaiázere, mas também o território de Ansião.
Para a edil, o mercado de gado “é um projecto importante uma vez que permitirá revitalizar uma prática que se perdeu ao longo dos tempos devido às alterações legislativas e regulamentares, obrigando os pequenos produtores a deixar de procederem a esta venda nos termos em que estes mercados ocorriam”.
Mas “o objectivo não é ser única e exclusivamente mercado de gado, é também ser espaço de comercialização dos produtos da região, funcionando com alguma regularidade e como forma de promoção das Terras de Sicó”, adiantou Célia Marques, salientando que este projecto faz parte de outro mais abrangente que pretende “promover a marca da Terras de Sicó, dando a conhecer os produtos da região e fidelizando os seus apreciadores nestes mercados, de forma conseguirmos escoar os nossos produtos”.
Actualmente, na região de Sicó existe apenas um mercado de gado na freguesia de Vila Cã (Pombal), pelo que a Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó pretende criar mais dois com o objectivo estratégico de recuperar a intervenção no sector primário. Assim, além deste em Almoster, está previsto outro para o Rabaçal (Penela), que visa dar resposta aos concelhos de Soure, Penela e Condeixa.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM