Cassiano e Beatriz são dois (muito) bons alunos do Agrupamento de Escolas de Condeixa. Ele 10 anos, ela 15. Saltaram para a ribalta, há duas semanas, após vencerem dois dos quatro níveis (1.º e 3.º Ciclo) da 13.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL). Na final, disputada em Braga, a 25 de Maio, não deixaram os seus créditos por “leituras alheias”.
Cassiano Silva estuda no 4.º ano na escola EB n.º 1 de Condeixa. Concorreu pela primeira vez, mas promete repetir a experiência este ano e… “é para ganhar novamente”.
Assim que aprendeu a ler, tomou-lhe o gosto e “fui gostando cada vez mais”, revela ao TERRAS DE SICÓ, não escondendo o contentamento pelo feito alcançado, após uma prova final com “nervos por tudo o que era sítio”.
“Trabalhei, porque sem trabalho não se chega a lado nenhum, empenhei-me e foi este o resultado. Estou muito contente”, acentua o jovem, ciente de “quem trabalha muito e se empenha muito, tem boas notas e tem de ser recompensado”. Nem mais.
A Beatriz Diogo é filha de professores. Desde pequena que gosta de ler e escrever, desde o 1.º ano que concorre a concursos de leitura. Em 2018 também chegou à final do CNL, este ano no entanto teve ainda mais brilho. “Esforcei-me na mesma, mas deve ter corrido melhor e ganhei”, afirma, ainda surpreendida pelo triunfo e pelo mediatismo do mesmo.
Aluna de “5 a tudo”, a Bia frequenta o 9.º ano na Escola Secundária Fernando Namora e participa em concursos, actua na orquestra da escola, pratica atletismo e “tenho de estudar, obviamente”. “É sempre difícil conciliar, mas se quisermos mesmo dá para fazer tudo”, assegura.
Realçando os “muitos meses de trabalho” que a participação no CNL implica, Beatriz Diogo destaca o papel não só dos alunos, como também dos professores bibliotecários, num concurso que “sempre teve muita importância para a nossa escola”.
A directora do Agrupamento, Anabela Lemos, salienta que “o sucesso individual dos nossos alunos é o nosso próprio sucesso”, enfatizando igualmente o trabalho “muito meritório” dos professores bibliotecários “que se desunham entre as várias escolas a promover este tipo de projectos e a incentivar os alunos”.
O CNL é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027, contando com várias fases para os diversos níveis de ensino, e visa estimular o gosto e os hábitos de leitura.
Os alunos premiados foram homenageados pela autarquia de Condeixa na passada quarta-feira (5).
LUÍS CARLOS MELO
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM