O Soure Mov, clube desportivo autónomo da APPACDM de Soure, completa no próximo mês três anos de actividade. Começou com um pequeno grupo de atletas amantes da prática desportiva, da promoção dos hábitos de vida saudáveis e do desenvolvimento social e comunitário, e em pouco mais de mil dias já conta com cerca de 70 elementos, três dezenas deles federados.
“Tem sido um desafio interessante pelo espírito de camaradagem, excelente ambiente, além da competitividade normal que nos tem trazido bons resultados”, refere ao TERRAS DE SICÓ Abel Batalha, presidente da direcção. Muitos dos elementos que constituem a equipa sourense “começaram nas caminhadas e agora estão a correr, vários até federados”.
O clube desenvolve as modalidades de atletismo (em diversas variantes da corrida, desde o trail às provas de estrada), o pedestrianismo e o triatlo, tendo inclusive participado no 1.º Triatlo de Soure realizado no passado sábado (11).
“Começámos com um treino semanal e já aumentámos para dois, às segundas-feiras, de fortalecimento muscular, no pavilhão da Escola Secundária Martinho Árias, e às quintas-feiras de corrida e caminhada”, adianta o atleta e dirigente, sublinhando que o clube está “com grande dinâmica e a ultrapassar as nossas expectativas”.
O maior problema é a falta de apoio financeiro, frisa Abel Batalha, referindo que o clube vive da colaboração dada pela Câmara Municipal e pelos patrocinadores, “a qual muito agradecemos”. “Tendo em conta o número de atletas, o Soure Mov vive com dificuldades, sendo os atletas obrigados a pagar as inscrições nas provas e parte do seu equipamento”, revela, esperançado em que no futuro haja capacidade para oferecer aos elementos da equipa outras condições. Em estudo com a autarquia está a cedência de um espaço que funcione como sede da colectividade, assegurando Abel Batalha que é para manter a matriz e a ligação à “casa-mãe” APPACDM.
Filiado na Federação Portuguesa de Atletismo e na Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, o Soure Mov tem Ricardo Neto como coordenador-técnico desportivo. É ele quem faz o planeamento das provas nas quais o clube participa, tendo em conta também a preocupação de “variar de locais, as características das provas, no fundo, proporcionar aos atletas experiências diferentes”, salienta o líder máximo do emblema sourense, que afirma a abertura à entrada de novos elementos, “bastando contactar-nos, por exemplo, através da nossa página de facebook”.
Fundado a 2 de Junho de 2016, o clube vai assinalar no próximo mês o terceiro aniversário com mais um conjunto de actividades envolvendo os utentes da APPACDM local.
LUÍS CARLOS MELO
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM