O plenário do Conselho Local de Acção Social (CLAS) de Soure reuniu-se para apresentar e deliberar os instrumentos de planeamento e intervenção social.
“Na sessão foram aprovados por unanimidade o Diagnóstico Social do Concelho de Soure, que determina as necessidades concelhias e identifica as potencialidades e oportunidades do território, visando uma intervenção municipal que favoreça as suas populações, bem como o Plano de Desenvolvimento Social para 2019-2022”, refere uma nota da autarquia.
Para além destes documentos estratégicos, foi ainda aprovado, unanimemente, o Plano de Acção do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) 4G de Soure.
Este projecto, ao qual o Município de Soure manifestou interesse na sua implementação no concelho, obteve financiamento no valor de 396.000 euros e terá como entidade coordenadora a Santa Casa da Misericórdia de Soure, por um período de 36 meses.
Considerando a caracterização de Soure, o plano de acção do CLDS 4G privilegia iniciativas integradas no eixo de intervenção 3, ou seja, a promoção do envelhecimento activo e apoio à população idosa.
“A aplicação deste projecto tem como objectivo principal combater a exclusão social, através de uma intervenção de proximidade junto da população idosa do concelho”, adianta a edilidade. Para tal, o programa “mobiliza diferentes agentes e recursos localmente disponíveis numa perspectiva conjunta e de acção integrada, com vista a promover a inclusão deste grupo populacional, criando condições para potenciar o envelhecimento activo e a autonomia da pessoa idosa, bem como combater a solidão e o isolamento”.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM