15 de Setembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Rally Alitém acelera rumo ao Campeonato Centro

29 de Maio 2019

O Rally Alitém, que vai para a estrada nos dias 27 e 28 de Julho integrado nas festas do Bodo, é candidato a integrar em 2020 o Campeonato Centro de Ralis. Este ano, a prova pombalense é uma das protagonistas do desafio Kumho Portugal no que toca à disputa do troféu Kumho Centro e Terra. À semelhança do ano passado, a competição tem cariz solidário com as receitas a reverter na totalidade para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal.

O evento conta com duas modalidades distintas: a super especial nocturna na cidade de Pombal e três troços de rally em terra batida, que serão percorridos duas vezes. O Rally Alitém começa no sábado (27 de Julho) com a primeira prova de classificação em S. Simão de Litém (cerca de 5 km). À noite, realiza-se a super especial nocturna na cidade de Pombal num percurso de 1.800 metros, que “arranca da zona de espectáculos das festas do Bodo, no Arnado”, e irá “passar por uma zona de menor afluência de público”, revelou o presidente da comissão organizadora, Hélder Costa, salientando que esta foi uma “preocupação” da organização que, independentemente disso, garante “uma super especial espectacularmente boa”.

No domingo (28 de Julho), a prova regressa a Alitém para um dia de “competição intensa” que inclui “quatro especiais em terra com dupla passagem por dois troços: o troço de Albergaria dos Doze com cerca de 12 km e o troço de Santiago de Litém com cerca de 14 km”. “Vai ser uma agradável surpresa para quem nunca veio cá”, considera Hélder Costa, argumentando que estes “são quatro troços atípicos e muito diferentes” dos percursos existentes a nível nacional. “Não há troços com esta qualidade e estas características a nível nacional”, assegura o presidente da comissão organizadora, explicando que o Rally Alitém apresenta “troços rápidos e largos com pisos muitos certinhos e não demolidores”, que são também “bastante técnicos devido às velocidades que permitem atingir”. Quanto a novidades, o Rally Alitém terá “70 km cronometrados”, o “máximo permitido”, revelou.

“Estou a assistir ao renascimento de uma prova que teve uma importância a nível nacional reconhecida e que, após um interregno bastante grande, está novamente em velocidade cruzeiro”, afirmou o presidente da União de Freguesias, Manuel Henriques, sublinhando que “pretendemos acelerar ainda mais”, pois trata-se de “um evento importantíssimo no contexto da nossa União de Freguesias, no contexto concelhio e no contexto nacional”.

Também o presidente da Câmara Municipal reconhece a “importância” deste evento, que “introduz às festas do Bodo uma novidade”. Afinal, “evidentemente que o Rally Alitém é um cartaz adicional”, que permite “a mobilização regional de imensas pessoas que habitualmente não são vistas na cidade de Pombal”. Por isso, “não tenho dúvidas de que esta é uma aposta antecipadamente ganha pela atractividade que nos garante”.

“O rali nacional era bem-vindo”, disse Diogo Mateus, que ambiciona acolher uma prova do campeonato mundial WRC (World Rally Championship), até porque “temos a sorte de ter um território que responde com muita qualidade quer do ponto de vista da destreza requerida aos pilotos, quer da protecção que dá às populações”, sem falar do “histórico local em partes do nosso concelho muito associado às corridas de carros”. “Esta boa articulação abre caminho para pensar mais longe”, considera o autarca, realçando que “temos condições para o fazer”, mas este será “um processo a percorrer de forma tranquila e sem pressas”

De referir que o Rally Alitém conta com a colaboração de “centenas de voluntários e 12 associações”, desvendou Hélder Costa, adiantando que estarão no terreno a trabalhar com a organização “147 pessoas no sábado e 202 no domingo”. A competição é co-organizada pela União de Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze, a Câmara Municipal, os Bombeiros Voluntários de Pombal e a Sicó Race Events.

 

Solidariedade

O Rally Alitém não é um simples evento desportivo, que atrai muita gente ao concelho de Pombal, ajudando a promover o território e a dinamizar a economia local. A competição é também uma iniciativa solidária que pretende gerar rendimento para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal. E prova disso foi a entrega de um cheque de 8.000 euros àquela corporação, cujo valor corresponde às receitas do rali de 2018.

Para o autarca Diogo Mateus, esta oferta é o “reconhecimento unânime” da importância dos soldados da paz, que “nunca é suficiente para agradecer a prestação de um serviço de excelência à nossa população”. O edil lembrou ainda que “esta é a terceira actividade de âmbito desportivo e recreativo” a favor dos bombeiros, sendo por isso uma “manifestação inequívoca da predisposição das diversas organizações para ajudar a nossa Associação Humanitária”.

“Evidentemente que todos os apoios que nos possam fazer chegar são sempre bem-vindos”, enalteceu o presidente da Associação Humanitária, Sérgio Gomes, informando que “este apoio de 8.000 euros será para aplicar no quartel da 3.ª Companhia de Albergaria dos Doze”, onde “há muito para fazer”. “Neste momento, estamos a pintar o quartel e queremos mudar os portões”, pelo que este valor “será uma boa ajuda para custear essas obras”.

(Na foto, o presidente da comissão organizadora, Hélder Costa, o autarca Diogo Mateus e o presidente dos bombeiros, Sérgio Gomes)

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM