Pombal é o 4.º município, entre 308 a nível nacional, com maior sustentabilidade financeira, de acordo com o “Rating Municipal Português 2019”, dinamizado pela Ordem dos Economistas.
Na avaliação global feita pelo estudo, o município pombalense surge na 11.ª posição, com 172,98 pontos, sendo o único da Região de Leiria a figurar no top 30, ocupando ainda a 4.ª posição no que diz respeito à Região Centro, que é composta por 100 municípios.
Segundo o mesmo documento, Condeixa é apontado como um dos piores 30 municípios ao nível da sustentabilidade financeira, ocupando em 2018 a 281.ª posição (em 308).
O Rating Municipal Português 2019, coordenado por Paulo Alexandre Caldas, do Instituto Superior Técnico, para a Ordem dos Economistas, é um modelo integrado de avaliação dos 308 municípios em 25 indicadores ponderados, reunidos em quatro dimensões principais: governação municipal, serviços ao cidadão, desenvolvimento económico e social, e sustentabilidade financeira.
O coordenador do estudo sublinha que o objectivo do “Rating” não é descredibilizar os municípios que tenham pior classificação, mas fazer com que o estudo seja uma ferramenta para ajudar as autarquias a melhorar.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM