A equipa de futsal adaptado da Fundação ADFP, sediada em Miranda do Corvo, venceu a segunda edição dos Jogos da ANDDI-Portugal, que decorreu no Pavilhão Cidade de Viseu.
Para se sagrar vencedora, a ADFP venceu o Clube de Gaia no jogo de acesso à meia-final, tendo derrotado a ARCIL nesta eliminatória. A final foi disputada com a APPACDM – Tocha, e depois de um empate a dois no fim do tempo regulamentar, foi vencida nos pontapés de grande penalidade.
Alexandre Silva, o capitão de equipa, evidenciou o orgulho de poder divertir-se, “jogar e ganhar uma competição, de me sentir útil e importante”.
O treinador Francisco Silva, professor de Educação Física da Fundação ADFP, referiu ainda a motivação de todos os jogadores, “que colaboraram em vários aspectos da organização da viagem e da sua participação, por se sentirem responsáveis, integrados e valorizados. Este é um dos bons exemplos da promoção do talento dos nossos utentes, já que não diagnosticamos deficiências, mas promovemos a diferença positiva que cada um pode acrescentar”.
A participação de uma equipa representativa da Fundação ADFP surge no seguimento de um protocolo assinado recentemente com a ANDDI (Associação Nacional para o Desporto e Desenvolvimento Intelectual), que prevê a colaboração na organização e participação nas actividades promovidas por esta entidade.
Neste sentido e com vista a promover também a “integração e inclusão também pelo desporto”, a Fundação fez-se representar por um grupo de jogadores pertencentes ao Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) e da Formação Profissional, refere uma nota da ADFP.
De referir que o CAO da ADFP centra a sua acção na ocupação terapêutica de pessoas portadoras de deficiência e/ou incapacidade, incluindo pessoas com doença mental, promovendo a sua dignificação.
Os técnicos da área da inclusão da Fundação estão cientes de que o “trabalho” tem uma componente curativa, elevadora da auto-estima e estimuladora da integração e socialização da pessoa.
Já a Formação Profissional, dirigida para pessoas com deficiências e incapacidades, cumpre um dos objectivos estatutários da instituição, que passa pela promoção e inclusão deste grupo-alvo, lutando contra a baixa empregabilidade das pessoas com deficiências e incapacidades, procurando sempre dotar este grupo de competências e conhecimentos que garantam a dignidade da pessoa.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM