17 de Setembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Exposicó, a maior montra dos produtos regionais de Sicó

16 de Maio 2019

Está à porta um dos fins-de-semana mais importantes para as Terras de Sicó. Entre esta sexta-feira (17) e domingo (19), Ansião é palco de mais uma edição da Exposicó, que se apresenta como uma montra dos melhores produtos da região. O Parque Verde da vila serve de cenário para a mostra das potencialidades endógenas e culturais destes seis concelhos.

O certame propõe partir à descoberta dos sabores das Terras de Sicó, com destaque para o afamado queijo Rabaçal, considerado o “produto âncora” do território. A ele juntam-se ainda todos os outros produtos endógenos. O vinho, o azeite, os enchidos, o mel, a doçaria e os licores completam o cardápio de um evento que pretende mostrar a “mesa farta” da região, servindo de promoção e espaço de escoamento destes produtos.

Dar visibilidade e valorizar os produtos endógenos da região, cimentando a estratégia de desenvolvimento local é o objectivo primordial da Exposicó, que este ano apresenta uma programação que se estende por três dias.

As actividades começam já esta sexta-feira (17), pelas 15h00, com as Jornadas da Serra de Sicó, que pretende ser “um directório sobre as Terras de Sicó” onde serão apresentados “os vários projectos e o trabalho que temos vindo a desenvolver, bem como as entidades e associações que participam no desenvolvimento do território”, frisou Luís Matias, presidente daquela Associação de Desenvolvimento, alegando que o objectivo é “envolver toda a comunidade e todo o território nestes projectos que, na nossa perspectiva, são estruturantes”. “A constituição da rede das Aldeias de Calcário, a criação de uma paisagem protegida para Sicó, a classificação de Indicação Geográfica Protegida (IGP) para o cabrito e borrego e, naturalmente, a nova dinâmica que está a ser gerada em volta dos nossos produtos endógenos locais” são alguns desses projectos.

Já o certame propriamente dito arranca no sábado (18), pelas 15h00, com a abertura dos expositores e alguns apontamentos de natureza cultural e de convívio. O Sunset Horizonte Sicó (19h00) e o encontro de filarmónicas (21h30), que inclui concertos da Sociedade Filarmónica Louriçalense (Pombal) e da Sociedade Filarmónica Ansianense Santa Cecília (Ansião) garantem animação junto ao palco principal. Mas antes há um momento de reflexão num seminário sobre “Queijo Rabaçal DOP – adesão à certificação”, que acontece pelas 15h30, na tenda do recinto.

O ponto alto do certame acontece no domingo (19), quando são esperados milhares de visitantes para ver, saborear e adquirir os produtos expostos pelos cerca de meia centena de expositores que habitualmente marcam presença no certame, que reabre às 8h30. O programa prossegue com a sessão solene de abertura da XXXI Feira do Queijo Rabaçal e visita ao certame (11h00) e o XVIII Capítulo da Confraria do Queijo Rabaçal (13h00). À tarde (15h00), acontece o já tradicional Festival de Folclore da Serra de Sicó, com a participação de um rancho representativo de cada concelho deste território.

No encerramento de mais uma edição da Exposicó estarão em destaque três produtos endógenos. O primeiro será o vinho com a apresentação e degustação da marca “Lapiás”, seguida da entrega de prémios do XVI Concurso de Vinhos Terras de Sicó (16h00). Logo a seguir (17H00) realiza-se o I Leilão do Cabrito e do Borrego de Sicó.

Em jeito de conclusão, Luís Matias espera que a Exposicó “tenha muitos visitantes, mas fundamentalmente que aqueles que ali têm os seus produtos expostos se sintam valorizados e reconhecidos e possam ali alavancar os seus negócios e a nossa economia local”.

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM