A Escola Tecnológica e Profissional de Sicó (ETP Sicó) vai abrir as portas à comunidade, de 6 a 10 de Maio, para se mostrar enquanto “Escola CriAtiva”. A iniciativa, que pretende mostrar a oferta formativa e os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, surge com “um programa único” que agrega a Semana Aberta (Avelar), a Semana da Ciência e do Empreendedorismo (Penela) e a Escola Inova (Alvaiázere).
À semelhança das edições anteriores, “os workshops, as palestras e os colóquios, aliados às actividades lúdicas e culturais para miúdos e graúdos, enchem um vasto programa onde a ciência e a inovação, a electrónica, a arte, a fotografia, o turismo, a enologia, a saúde, o desporto, a alimentação saudável, a gestão florestal e o ordenamento do território, as obrigações fiscais dos contribuintes e o sucesso escolar serão os temas com maior visibilidade”, realça uma nota da ETP Sicó.
Do programa, que se estende ao longo de cinco dias, a organização destaca o habitual Restaurante Pedagógico, assegurado por alunos e professores dos cursos da área de restauração, o qual funcionará nos três locais e que, este ano, tem como inspiração as Músicas do Mundo. Assim, numa associação perfeita de ritmos e sabores que prometem despertar o palato de toda a comunidade, os formandos vão confeccionar “Salsa e Tango – Cozinha da América do Sul”, “Kizomba – Cozinha Africana e Árabe”, “House e Techno – Cozinha alternativa/de autor” e “Valsa – Cozinha Europeia”.
Além da gastronomia, “a iniciativa inclui a habitual exposição de projectos e trabalhos desenvolvidos pelos nossos alunos no âmbito da sua formação prática”, refere a ETP Sicó, que se prepara para mostrar “protótipos, engenhos electrónicos, jogos e outras actividades/projectos” que “ilustram a abrangência de saídas profissionais provenientes da oferta formativa disponibilizada por esta escola, a qual promete despertar a atenção dos alunos que nos visitem”.
A Escola CriAtiva, que está “orientada para o aprofundamento da interacção escola-comunidade”, é um convite para que o público em geral visite a escola e conheça “o que de melhor se cria e se oferece nesta entidade”. “O trocadilho que dá nome a este conjunto de iniciativas assenta na dicotomia criativa/activa e é uma alusão perfeita para o que procuramos imprimir nas diversas actividades levadas a cabo: a qualidade da formação ministrada, a interacção com a comunidade externa e fundamentalmente com o tecido socioeconómico, a criatividade e o dinamismo, numa escola realmente activa”, explica a ETP Sicó.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM