O projecto CASBAT – Biodegradável, que transforma a casca de batata em plástico biodegradável, vai representar o concelho de Ansião na final intermunicipal do Concurso de Ideias “Empreendedorismo nas Escolas do Território da CIMRL”, que se realiza no próximo dia 31 de Maio, pelas 21h00, na Casa da Cultura de Figueiró dos Vinhos.
“O empreendedorismo assume cada vez mais importância para os jovens e, como testemunho, Ansião recebeu cinco talentosas equipas que quiseram prestar prova das suas ideias no âmbito do Concurso Municipal de Ideias de Negócio”, realça uma nota da autarquia.
O concurso, transversal às escolas do concelho, recebeu cinco ideias de negócio promissoras, oriundas da ETP Sicó e Agrupamento de Escolas de Ansião, numa tarde onde “a ciência e inovação deram as mãos e impulsionadas pelo fulgor juvenil, ultrapassaram o sonho e ganharam forma”.
As ideias Cat Gymni, CasBat, Sico Walk Photo, PT Go e Smart Pilbox foram apresentadas pelos seus autores, que intercalam as novas tecnologias com a ambição de criar um mundo melhor. Assim, “os jovens ansianenses demonstraram que estão bem cientes da importância que há em criar ideias disruptivas, cruzando os campos do desconhecido para surpreer o júri com as suas soluções modernas e atraentes”.
Como qualquer concurso, no fim só uma ideia poderia ser a vencedora e o júri, composto pelo vereador Jorge Paulo Fernandes, o representante Associação de pais e encarregado de educação, Cristóvão Cardoso, o empresário Fernando Simões, bem como a locutora e jornalista Marta Santos, decidiu mediante votação, atribuir a primeira classificação ao projecto CASBAT – Biodegradável, da autoria dos alunos Pedro Correia da Silva, Rodrigo Tomás e Ana Gomes. O projecto consiste num processo que transforma a casca de batata em plástico biodegradável, numa resposta de economia circular e das problemáticas mais em voga no quotidiano.
A Município de Ansião reafirma a sua entrega a este projecto da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), reconhecendo a “mais-valia que este concurso traz para a região e para os jovens, introduzindo-os num contexto de competição saudável em jeito de aprendizagem, incentivando os jovens a apostarem e acreditarem nas suas ideias”.
A autarquia felicita todos os participantes, “compelindo-os a continuar o desenvolvimento de todos projectos, sem excepção, fulcral para o desenvolvimento da região.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM