A “antiga receita de vinho quente” vai representar o concelho de Alvaiázere na final intermunicipal do Concurso de Ideias “Empreendedorismo nas Escolas do Território da CIMRL”, que se realiza no próximo dia 31 de Maio, pelas 21h00, na Casa da Cultura de Figueiró dos Vinhos.
A ideia de vinho quente (preparado com mel e canela) em garrafa reciclada é inspirada numa receita da idade média, que foi recriada pelos alunos Luís Carvalho, Liliana Sousa e Rodrigo Luís, do curso profissional de Restaurante/Bar a funcionar no pólo de Alvaiázere da ETP Sicó.
Este projecto foi o vencedor da final municipal, que contou com oito ideias de negócio empreendedoras seleccionadas entre mais de 20 participaram nesta edição. “Os projectos de excelente qualidade obrigaram a grande ponderação pelo júri, estando todos os que participaram (inclusivamente os que não passaram a esta fase) de parabéns pelo seu empenho, determinação e criatividade, atributos que testemunham a capacidade empreendedora de todos”, refere uma nota da autarquia, que atribuiu um cheque prenda FNAC no valor de 150, 200 e 250 euros aos três primeiros classificados.
Além da “antiga receita de vinho quente”, na final concelhia destacaram-se ainda os projectos de “Gelado de Ervas Aromáticas” e “RL.COME”, que conquistaram o segundo e terceiro lugares, respectivamente. O primeiro é da autoria de alunos do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere, que apresentaram um gelado de ervas aromáticas, acompanhado com bolachas de chícharo. Já o segundo foi promovido por alunos do pólo de Alvaiázere da ETP Sicó e consiste numa caixa de dez bombons com recheio de produtos endógenos, um de cada concelho da CIMRL.
De referir que “este concurso tem como objectivo sensibilizar e motivar os jovens para as práticas empreendedoras, promovendo o espírito de iniciativa e o dinamismo, sendo que tais práticas devem pressupor uma preocupação com o impacto que os projectos podem ter para a Região de Leiria”, realça uma nota da ETP Sicó, destacando “a originalidade e o carácter inovador” dos projectos vencedores. “A ETP Sicó está naturalmente orgulhosa pela dedicação e empenho dos seus alunos e faz votos para que os vencedores prossigam confiantes para a fase seguinte”, refere a mesma nota, congratulando “os professores Margarida Marques e Adérito Gomes pelo trabalho desenvolvido com os alunos nos Clubes de Projecto, de onde resultaram estas ideias de negócio”.
A selecção dos projectos vencedores foi feita pelo júri constituído por Pedro Gonçalves (empresa Projectsys, incubada na incubadora de negócios Alvaiázere+), Henrique Lopes (representante da direcção do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere) e Edite Ferreira (representante da direcção Pedagógica da ETP Sicó).
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM