15 de Setembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

107.º Aniversário: Bombeiros de Pombal reforçados com duas dezenas de elementos

18 de Maio 2019

Cerca de duas dezenas de novos soldados da paz reforçam, este domingo (19), a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal durante as comemorações do 107.º aniversário, revelou ao TERRAS DE SICÓ o presidente da direcção, Sérgio Gomes. Todavia, esta é uma prática que pode estar mais dificultada no futuro, uma vez que “é cada vez mais difícil angariar voluntários”.

Com 160 elementos, hoje os recursos humanos não são uma preocupação nos Bombeiros Voluntários de Pombal. Porém, a angariação de novos elementos poderá ser um desafio no futuro. Afinal, “não é fácil angariar voluntários”, frisou aquele dirigente, revelando que “todos os anos costumamos arrancar com uma nova recruta e este ano tivemos de adiar por falta de elementos”. “É cada vez mais difícil angariar voluntários” e, prova disso, é que “a recruta que era para iniciar ainda não arrancou por falta de elementos”, reiterou, salientando que “ainda estamos no terreno a tentar arranjar pessoas novas, disponíveis para ingressar na carreira de bombeiro”.

Para Sérgio Gomes, a “dificuldade em arranjar voluntários” prende-se com “as exigências cada vez maiores, não só em termos de formação inicial, mas também no tempo que as pessoas têm de dar à causa”, uma vez que “esta função exige fazer piquetes e formações constantes”. Ora, “tendo em conta a vida pessoal, familiar e profissional, as pessoas não têm disponibilidade para tal”.

Outro obstáculo à recruta de novos elementos é a idade. “Hoje em dia só se pode ingressar na carreira de bombeiro aos 18 anos e com essa idade grande parte dos jovens vão estudar para fora de Pombal”, o que torna “cada vez mais difícil a tarefa de recrutar pessoas, especialmente jovens para iniciar o processo de formação”.

Porém, apesar dos desafios que se antevêem em termos de recursos humanos, actualmente “a Associação Humanitária está bem do ponto de vista financeiro, dos efectivos, dos materiais e das viaturas”, refere Sérgio Gomes, salientando que “temos conseguido fazer uma gestão equilibrada quer do ponto de vista financeiro, quer do ponto de vista operacional”.

Mas, “obviamente que há sempre coisas a melhorar”. Por isso, para este mandato, que iniciou recentemente, “a aposta passa, essencialmente, por continuar a melhorar as condições para a actuação dos nossos bombeiros em termos de aquisição de equipamentos de protecção individual e de combate a incêndios florestais e urbanos, bem como o melhoramento do nosso parque automóvel e a requalificação de alguns quarteis, de forma a implementar alguns sistemas de eficiência energética que permitam a poupança de recursos”.

 

Comemorações oficiais

As comemorações oficiais do 107.º aniversário dos Bombeiros de Pombal acontecem este domingo, tendo início pelas 15h00 com o hastear das bandeiras no quartel-sede e o desfile apeado até ao Monumento do Bombeiro, onde acontece uma homenagem aos bombeiros e directores já falecidos.

As celebrações continuam no quartel-sede, onde perto de duas dezenas estagiários farão o seu juramento de ingresso na carreira de bombeiro e alguns elementos serão condecorados com medalhas de assiduidade por cinco, 10, 15 e 20 anos de serviço. A sessão inclui ainda passagem ao quadro de honra, bem como baptismo e bênção de veículos.

Às 17h40 realiza-se o tradicional desfile apeado e motorizado, com a sessão solene prevista para as 18h30, no salão nobre. Um jantar-convívio, servido no quartel-sede daquela Associação Humanitária, pelas 20h00, encerra as comemorações.

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM