A Bandeira Azul vai voltar a ser hasteada nas duas praias de Sicó. A Louçainha (Penela) e o Osso da Baleia (Pombal) estão entre as 352 praias com Bandeira Azul em 2019, mais 20 face a 2018, sendo 317 costeiras e 35 fluviais, anunciou hoje a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
A praia da Louçainha, localizada em plena serra do Espinhal, é um dos locais naturais mais aprazíveis do concelho de Penela. A qualidade das águas, os excelentes equipamentos fluviais e a preocupação ambiental têm-lhe valido a atribuição regular da Bandeira Azul, que exibe a par da classificação de Praia Acessível.
A frescura, o verde das serras, a calma e a paz deste local fazem dele um refúgio fluvial, onde reina a absoluta tranquilidade. Além das piscinas naturais, o espaço inclui ainda um parque de merendas e um restaurante panorâmico.
Já a praia do Osso da Baleia, situada em plena Mata Nacional do Urso, na freguesia do Carriço (Pombal), ostenta o galardão de qualidade desde 2004, tendo recebido desde o ano seguinte o estatuto “Praia Acessível”, por cumprir os requisitos da legislação em vigor, relativamente à acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada.
Naquela praia, foram efectuadas nos últimos anos obras de requalificação ambiental, nomeadamente a implantação de apoios de praia e construção de passadiços, em madeira, utilizados como acesso pedonal à praia, de forma a preservar as dunas e a vegetação existente.
De referir que a Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios, que estão divididos em quatro grupos: informação e educação ambiental; qualidade da água; gestão ambiental e equipamentos; bem como segurança e serviços.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM