O projecto “Brincar de Rua” está a chegar a Pombal e traz um programa de inovação social, que permite que as crianças voltem a brincar na rua, de forma livre e em segurança, anunciou a autarquia.
Esta é uma iniciativa de “micro-comunidade”, que pretende “desenvolver nas crianças competências pessoais e sociais através do ‘brincar livre’, para além de devolver aos pais a percepção de segurança das ruas e o sentimento de comunidade nos bairros”, refere uma nota da edilidade.
“O projecto ‘Brincar de Rua’ incentiva a criação de Grupos Comunitários do Brincar – grupo de crianças com idades entre os 5 e os 12 anos, que vivem na mesma zona ou frequentam a escola dessa zona”, explica a autarquia, adiantando que “cada grupo é monitorizado por dois voluntários, no mínimo, devidamente formados e certificados pelo projecto”. A ideia passa por possibilitar às crianças, pelo menos uma vez por semana, o acesso a brincadeira ao ar livre e em segurança, sem acesso ou recurso a tecnologias.
O “Brincar de Rua” é uma iniciativa promovida pela Ludotempo – Associação de Promoção do Brincar, que é reconhecida pela Fundação Calouste Gulbenkian como um os dez melhores projectos nacionais de 2016, e pela Fundação Bissaya Barreto, como vencedora do prémio Nuno Viegas Nascimento 2018.
O projecto conta já com grupos comunitários do brincar a funcionar em Leiria e Torres Vedras, estando em expansão em Pombal e noutras zonas do país.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM