O presidente da Câmara da Figueira da Foz, João Ataíde, anunciou a suspensão do mandato autárquico para integrar o Governo como secretário de Estado do Ambiente, cuja tomada de posse está agendada para as 18h00 de hoje.
“Com a mesma ponderação e responsabilidade com que abracei este desafio [autárquico], decidi aceitar o convite para continuar a servir a causa pública na administração central, na certeza de que a equipa que me acompanhou está em condições de assegurar a continuidade de uma gestão [municipal] competente, transparente e rigorosa”, declarou hoje João Ataíde, após o seu último ato autárquico.
Ataíde, que falava nos Paços do Concelho da Figueira da Foz, depois da apresentação da fase final do Campeonato da Europa de Futebol de Praia 2019 e 2020, salientou que a sua decisão “fecha um ciclo duro, mas estimulante”, de 10 anos de presidência de Câmara em que sai com “sentido de dever cumprido”.
“Em 2009, decidi sacrificar a minha vida pessoal para me dedicar por inteiro à Figueira e às figueirenses, com um projecto de futuro centrado nas pessoas, na transparência e controlo das contas municipais e na credibilização da autarquia”, disse o antigo juiz.
Numa declaração no salão nobre, João Ataíde recordou que o seu executivo herdou “uma Câmara que apresentava níveis de endividamento que colocavam em causa o bom nome da Figueira junto dos fornecedores, instituições e parcerias”.
“Num dos períodos mais difíceis da história do país, vivemos uma época de grande transformação e de progresso, com obra realizada, contas certas e transparentes e uma acentuada melhoria da imagem exterior da Figueira da Foz. Foi um trabalho duro e difícil, mas conseguimos recuperar a confiança através de um plano de reestruturação financeira e organização funcional de serviços, servindo melhor os munícipes com menos recursos”, sublinhou.
Questionado pelos jornalistas sobre uma alegada quebra de compromisso com a Figueira da Foz, João Ataíde respondeu que o seu compromisso “é com a causa pública” e que nestes desempenhos “não se podem negar estes convites”.
“Comprometi-me com a Figueira da Foz, mas compreendo que este desafio que me é lançado obriga-me também a ter disponibilidade para o desempenho destas funções”, disse o futuro governante.
O antigo juiz João Ataíde, que presidia à Câmara Municipal da Figueira da Foz desde 2009, será o novo secretário de Estado do Ambiente e tomará posse hoje às 18:00, anunciou na segunda-feira a Presidência da República.
Carlos Monteiro, até agora segundo do executivo, vai assumir o cargo de presidente da Câmara da Figueira da Foz.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM