7 de Setembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Cantanhede: Cartaz da Expofacic 2019 acentua “cunho português”

23 de Abril 2019

A organização da Expofacic, a realizar em Cantanhede de 25 de Julho a 4 de Agosto, anunciou hoje o reforço do “cunho iminentemente português” no cartaz de espectáculos.

António Zambujo (28 de Julho), Mariza e Nilton (31 de Julho), Pedro Abrunhosa (2 de Agosto) e Xutos e Pontapés (4 de Agosto) juntam-se a um “elenco” que já incluía outros nomes anteriormente revelados, como David Carreira e Fernando Daniel 25 de Julho), Richie Campbell e Wet Bed Gang 26 de Julho), Expensive Soul (28 Julho), Blaya (29 de Julho) e Stranglers (30 de Julho).

António Zambujo promete um espectáculo com base no arrojado, surpreendente e arrebatador CD, Do Avesso, que conta com a participação de grandes nomes do panorama artístico português na autoria das canções que integram este álbum, casos de Luísa Sobral, Rodrigo Maranhão, Miguel Araújo, João Monge, Mário Laginha, Milton Nascimento, Aldina Duarte e do próprio António Zambujo.

Mariza e Nilton são referências obrigatórias no dia 31 de Julho, tendo Mariza uma carreira internacional recheada de sucesso, acumulando êxito após êxito nos palcos mundiais de maior prestígio, referências entusiásticas dos críticos musicais mais exigentes em consequência do reportório ancorado no fado clássico e contemporâneo, ampliado para mornas cabo-verdianas, clássicos do Rhythm & Blues e outras melodias que lhe são queridas. Nilton não esconde ao que vem, assumindo-se como um contribuinte que faz “stand up comedy”, mas também escreve livros, edita DVD, faz rádio e televisão quando assim tem de ser. E a Expofacic vai ter direito ao “menu completo”…

No dia 2 de Agosto, Pedro Abrunhosa regressa à Expofacic com o oitavo disco de originais, ‘Espiritual’, que ganha vida plena no palco quando tocado diante da cumplicidade do público, uma série de canções, ou baladas, que nos transportam para situações do quotidiano, histórias de amor, por exemplo, envolvidas por alusões ao nosso presente colectivo em termos sociopolíticos.

Os Xutos e Pontapés têm encontro marcado com centenas de milhar de fãs no dia 4 de Agosto, mantendo o hábito de actuarem no encerramento da certame, persistindo na música portuguesa, com mais de uma dezena de álbuns e muitas canções que servem de âncora para um clã do rock que percorre várias gerações. O álbum Duro, o primeiro álbum que Kalú, Tim, João Cabeleira e Gui editam sem o guitarrista Zé Pedro, que faleceu em 2017, é um legado de perseverança e persistência, de luto e de alegria, de ansiedade e calma que sairá à rua com pompa e circunstância no recinto do Palco Expofacic.

 


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM