O Teatro-Cine de Pombal acolhe quinta-feira (2), entre as 14h00 e as 19h00, o 3.º Fórum Político da Artemrede subordinado ao tema “Redes culturais: modelos de cooperação para o desenvolvimento dos territórios”.
O Fórum Político é um “evento exclusivo para convidados”, que contará com a participação de um grupo de aproximadamente 60 autarcas e decisores políticos das regiões Norte, Centro e Sul, refere uma nota da autarquia, destacando a presença da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, e da presidente da direcção da Artemrede, Catarina Vaz Pinto.
Com vista a “estimular a discussão e a formulação de ideias” que possam originar “propostas concretas”, este fórum vai desenvolver-se num “formato dinâmico”, sendo “as suas conclusões disponibilizadas publicamente de forma a alimentar um debate construtivo sobre o contributo das redes culturais para os territórios”.
Esta terceira edição vem no seguimento de outras realizadas em 2016 e 2017 que abordaram, respectivamente, o papel da cultura no desenvolvimento dos territórios e territorialização das políticas públicas de cultura, refere a mesma nota, realçando que “as suas conclusões foram apresentadas e debatidas na Comissão de Cultura da Assembleia da República”.
De referir que a Artemrede é um projecto de cooperação cultural e territorial que actua, desde 2005, nas áreas da programação em rede, do apoio à criação, da formação e da mediação cultural. Actualmente é constituída por 17 associados: os municípios de Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Barreiro, Lisboa, Moita, Montemor-o-Novo, Montijo, Oeiras, Palmela, Pombal, Santarém, Sesimbra, Sobral de Monte-Agraço e Tomar, assim como a Associação Acesso Cultura.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM