O concelho de Ansião volta a assinalar o Dia dos Moinhos Abertos, que se comemora este domingo (7). Para isso, convida a população a subir à Serra da Portela para participar num programa diferente que celebra tradição e convívio.
“Testemunho e símbolo da cultura material que foi servindo várias gerações, os moinhos distinguem-se agora na paisagem em diferentes zonas do concelho, como é o caso da Melriça, do Outeiro e da Serra da Portela”, realça uma nota da autarquia, salientando que estes constituem “um inestimável património a valorizar”.
Ora, com o intuito de sensibilizar a população para a preservação deste património cultural, o Município de Ansião associou-se ao Dia dos Moinhos Abertos 2019, promovido pela Rede Portuguesa de Moinhos, com a realização de uma actividade, a decorrer na Serra da Portela, freguesia de Pousaflores.
O programa começa, pelas 15h00 deste domingo (7), com um passeio temático que pretende dar a conhecer “As Orquídeas Selvagens”, seguido de uma visita ao moinho. Já no edifício do Ciclo do Pão, Jorge Miranda, da Rede Portuguesa de Moinhos, vai abordar a história e importância do moinho e apresentar o projecto municipal para a valorização do território, intitulado de “Mountain Club Moinhos de Sicó”. A tarde termina com uma merenda, onde não faltará pão quente, cozido no local, e ainda um baile à antiga, animado pelos “Amigos da Gaita”.
Os interessados podem inscrever-se (através de 236 670 206 ou 236 672 025) ou simplesmente aparecer no local para participar nas actividades, que pretendem “dar a conhecer e desfrutar deste vasto património natural e cultural da Serra da Portela, também conhecida como Serra do Anjo da Guarda”, refere o Município de Ansião, que promove a iniciativa com o apoio da Junta de Freguesia de Pousaflores e da Al-Baiaz – Associação de Defesa do Património.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM